Nenhum homem foi tão dominante nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 quanto Jesper Pedersen no paraesqui alpino. O atleta da Noruega conquistou o quarto ouro em cinco possíveis na madrugada desse domingo, 13 de março, no horário brasileiro.
Ele venceu a prova de Slalom da categoria Sitting com 1min31seg10. Niels de Langen, dos Países Baixos, foi o medalhista de prata com 1min37seg18. Já Renè De Silvestro, da Itália, completou o pódio com 1min38seg44. Essa foi a última prova da modalidade no programa paralímpico.
+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022
+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022
Aos 22 anos, essa foi a segunda experiência de Pedersen em Jogos Paralímpicos de Inverno. Com 18 anos, na edição de PyeongChang há quatro anos, ele foi o campeão do Slalom Gigante e ganhou o bronze no Combinado no paraesqui alpino. Agora, porém, vive a melhor fase da carreira.
Em Pequim 2022, o norueguês disputou cinco provas e ganhou quatro medalhas de ouro e uma de prata. Apenas no downhill ele foi superado pelo neozelandês Corey Peters. É um desempenho semelhante ao obtido no Mundial paralímpico de esportes na neve, realizado em janeiro de 2022. Na ocasião, ganhou três ouros e duas pratas nas mesmas provas.
Arthur Bauchet ganha terceiro ouro
Na categoria Standing, o francês Arthur Bauchet chegou perto de repetir a campanha de Pedersen. Ele conseguiu a terceira medalha dourada nos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 ao vencer a prova de Slalom com 1min29seg61.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Liang Jingyi, da China, foi prata, e Adam Hall, da Nova Zelândia, foi bronze. O atleta da França também conquistou o título nas provas do Downhill e do Combinado no paraesqui alpino, além de ter sido bronze no Slalom Gigante. Contudo, ficou fora do pódio na disputa do Super G.
Por fim, na categoria Visually Impaired, o italiano Giacomo Bertagnolli e o austríaco Johannes Aigner travaram mais um duelo acirrado nessa madrugada. Melhor para o atleta da Itália, que levou o ouro com 1min26seg82 e viu o rival ficar com a prata. Cada um deles se despede de Pequim com dois ouros. Miroslav Haraus, da Eslováquia, foi bronze nessa disputa.