Estreante em Jogos Paralímpicos de Inverno, André Barbieri avançou à final do parasnowboard cross com o 13º melhor tempo na categoria LL1 (para amputados nos membros inferiores acima do joelho). As classificatórias das três disputas do esporte aconteceram na madrugada do dia 6 de março no horário de Brasília.
No total, o atleta brasileiro conseguiu a marca de 1min18seg30, obtida logo na primeira descida. Na segunda parte, contudo, ele não conseguiu melhorar seu desempenho e fez 1min19seg48. Apenas o menor tempo é levado em consideração para definir a classificação fina.
+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022
+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022
O canadense Tyler Turner, atual campeão mundial de parasnowboard, obteve o melhor tempo com 1min04seg24 – mais de 14 segundos à frente de André Barbieri. O chinês Zhongwei Wu ficou na seguda posição e Mike Schultz, dos Estados Unidos, foi o terceiro. Todos os atletas avançam às classificatórias, mas a bateria é definida de acordo com o tempo
Aos 40 anos, o atleta da CBDN faz sua estreia nos Jogos Paralímpicos. Praticante de várias modalidades, André perdeu a perna após um acidente de snowboard nos Estados Unidos. Tentou as vagas paralímpicas no paratriatlo e no paraciclismo, mas retornou com tudo ao snowboard nesse último ciclo.
Final com André Barbieri acontece na madrugada de 6 para 7 de março
O tempo de recuperação para o brasileiro vai ser curto. Um dia após encarar a classificatória, ele volta à neve em Zhangjiakou para disputar a final do parasnowboard cross. A decisão das três categorias começará às 0h30 da madrugada do dia 6 para o dia 7. Ele também compete no banked slalom.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
André Barbieri busca melhorar o desempenho histórico do país na modalidade. Até o momento, a melhor posição do país no parasnowboard é a 10ª colocação de André Cintra nos Jogos Paralímpicos de PyeongChang 2018.