As brasileiras Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera, a Duda Ribera, voltam para a neve de Zhangjiakou na madrugada brasileira desta quarta-feira (16) para disputar o sprint clássico por equipes do esqui cross-country dos Jogos de Inverno de Pequim 2022. A prova começa às 4h15 de Brasília, as 15h15 locais, e será a última das duas na Olimpíada chinesa.
O sprint clássico por equipes do esqui cross-country tem duas competidoras que se alternam a cada duas voltas em um percurso de 1,5 quilômetro. No total, cada uma dá seis voltas. Apesar de as brasileiras não passarem nem perto da chance de medalha, ambas sairão de Pequim 2022 com marcas memoráveis. Jaqueline Mourão completará a oitava participação em Jogos Olímpicos, entre edições de verão e de inverno, recorde entre todos os atletas do país. Duda Ribera, por sua vez, é a mais nova da delegação que foi à China, chegou para competir com apenas 17 anos.
+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022
+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
As duas já competiram na China. Jaqueline Mourão ficou em 82º lugar na prova feminina dos 10km clássicos e em 84º no sprint livre. Duda Ribera encerrou 90º os 10km clássicos e em 88º o sprint livre. Duda, vale lembrar, foi chamada de última hora para substituir Bruna Moura, que ficou de fora dos Jogos em função de um acidente automobilístico sofrido às vésperas do evento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os Estados Unidos são os atuais campeões olímpicos no sprint clássico feminino por equipes do esqui cross-country, com Kikkan Randall e Jessica Diggins. Neste ano, Diggins compete ao lado de Rosie Brennan. A Suécia sempre esteve no pódio desde a entrada da modalidade no programa, em Turim 2006. O país nórdico levou a primeira edição e, desde então, luta para voltar ao lugar mais alto do pódio e agora fará a tentativa com Maja Dahlqvist e Jonna Sundling.