Quem disse que não dá para jogar hóquei no gelo no Brasil? Na última semana, a Arena Ice Brasil em São Paulo recebeu pela primeira vez um evento da Federação Internacional de hóquei no gelo. Equipes de Brasil, Colômbia, Porto Rico e Argentina participaram da Women’s 3×3 Series, evento que quer levar a hóquei 3×3 para países que ainda estão se desenvolvendo nos esportes de inverno.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O hóquei 3×3 é uma variação do hóquei no gelo tradicional. As principais diferenças são o tamanho da quadra, a metade do convencional, e o número de atletas durante a partida: 3 na linha e uma no gol. A modalidade já está nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude e pode entrar no programa olímpico oficial em 2030.
“Esse é um processo bem longo então não posso entrar em muitos detalher, mas essa é definitivamente a meta. Nós já tivemos o hóquei 3×3 nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2020 em Lausanne e em 2024 na Coreia. É um jogo muito rápido e divertido, então acreditamos que seria uma ótima adição nos Jogos Olímpicos de Inverno. Estamos no começo de um longo processo, mas espero que tenhamos sucesso”, explicou Blanka Elekes Szentagotai, gerente do programa de hóquei no gelo feminino da IIHF.
O sonho gelado
Como existem poucas pistas de gelo no Brasil, a maioria das atletas da seleção brasileira iniciaram no inline, o hóquei sobre patins com rodinhas. Mas várias delas tinham como sonho competir no hóquei no gelo. Julia Lintz, capitã da seleção brasileira, começou no inline aos seis anos de idade e começou a jogar no gelo após a contrução da Arena Ice Brasil em São Paulo.
“Essa é minha primeira vez na seleção de gelo e sempre foi algo que eu queria testar. Eu queria ser jogadora de hóquei quando pequena, só que todo mundo falava que não dava. Mas nada impede que a gente seja jogadora de hóquei pelo nosso país. Nem precisa ser profissional ou ganhar dinheiro. Só de estar aqui com nossos amigos se divertindo, jogando o esporte que amamos, já é maravilhoso. Então fico muito orgulhosa de poder jogar com o nome do Brasil no meu peito”, afirmou Julia.
Karina Gonçalves também realizou o seu sonho de jogar pela seleção brasileira no hóquei no gelo. “Para mim é muito gratificante porque quando eu era mais nova, o inline não era tão conhecido, a gente só via o hóquei no gelo. E meu maior sonho era jogar no gelo. E eu tive essa grande oportunidade de estar jogando pelo Brasil e é uma experiência completamente diferente do inline. Dá até vontade de chorar porque minha meta de vida era essa”, disse a atleta em entrevista ao OTD.
Enquanto o Brasil ainda está se acostumando com o gelo, os outros times que participaram da 3×3 Series em São Paulo já estavam mais habituados e entrosados. Assim a seleção brasileira terminou em quarto lugar, após perder por 6 a 1 para a Colômbia na disputa do bronze. Na final, a Argentina ganhou de Porto Rico por 7 a 3 em uma partida bastante movimentada e que levantou o público na Arena Ice Brasil, fechando uma semana de muito aprendizado para atletas e treinadores de toda a América Latina.