A Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG) enviou seis jovens entre 16 e 26 anos para uma semana de treinamento intensivo em Benatky nad Jizerou, na República Tcheca. Dessa forma, o objetivo é aumentar a base de preparação da equipe brasileira para as competições internacionais à frente, como a IIHF Development Cup.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Os atletas foram selecionados, sobretudo, por se tratarem de jovens talentos com potencial para atuar como multiplicadores de conhecimento do hóquei de gelo dentro do Brasil. Em sua maioria, os jogadores integravam a equipe campeã brasileira de 2022 na categoria Masculina Principal. Assim, a intenção é capacitá-los para elevar o nível do esporte em solo nacional. Futuramente, também instruir novas gerações de praticantes com base no treinamento adquirido.
- STU: Kalani Konig se garante na final e conquista o título
- Pepê Gonçalves e Omira Estácia levam o BR de caiaque cross
- Brasil é vice após perder para a Argentina no Sul-Americano
- Grêmio conquista pela 5ª vez o campeonato gaúcho feminino
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Alan Kenji, Alan Ramirez, Philip Olsen, Enzo Rosolia, Victor Pedroso e Arthur Monastella são os atletas que viajaram. Similarnente, o Diretor de Hockey da CBDG, Salvador Ferreira, acompanha a delegação. Desde a chegada no país no último sábado (14), o grupo já passou por oito sessões de treinamento. A dedicação do grupo está direcionada às técnicas como “power skating”, controle de fios, passes, entre outros.
“Atrações” turísticas
“Inicialmente os treinadores e outros jogadores apenas estranharam a presença de brasileiros na clínica. No entanto, no segundo dia, os brasileiros tornaram-se a grande atração dos participantes. São duas sessões de gelo por dia, porém os meninos participam sempre que há atividade no local. A evolução é notória e se espera que, ao retornar ao Brasil, estes jogadores atuem como multiplicadores e repassem à comunidade tudo que aprenderem nesta semana de treino intenso”, disse Salvador Ferreira.
Os rapazes retornam ao Brasil no dia 22, em tempo para o Campeonato Brasileiro Mirim, para o qual alguns deles ainda estão aptos a participar na categoria sub-16.
Durante a missão, a CBDG também formalizou seu acordo de parceria com a Confederação Tcheca de hóquei no gelo. A cooperação busca fortalecer os laços entre as duas entidades para a capacitação técnica de atletas, treinadores e árbitros e a obtenção de recursos como equipamentos, treinamentos, etc. A Confederação Brasileira busca também abrir as portas para que multiplicadoras da equipe feminina possam ter oportunidades de capacitação semelhantes no próximo ano.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG).