Por ser país-sede dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, a China fez sua estreia no parahóquei no gelo. Assim como em outras modalidades, os chineses surpreenderam também no gelo e garantiram a medalha de bronze. A disputa aconteceu na manhã desse sábado, 12 de março, no horário brasileiro.
A equipe da China derrotou a Coreia do Sul por 4 a 0 na partida do terceiro lugar. Os gols foram marcados por Sheng Yifeng, duas vezes, Li Hongguan e Wang Zhidong. Os sul-coreanos ganharam o bronze PyeongChang, em 2018, e também subiram ao pódio nos Mundiais de 2017 e 2019, além da quarta colocação em 2021.
+ Guia dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Agenda dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022
+ Todas as notícias sobre Pequim 2022
+ Quadro de Medalhas de Pequim 2022
Os chineses, por sua vez, participam pela primeira vez de uma competição de elite do parahóquei no gelo. A campanha, aliás, foi surpreendente. Presente no Grupo B, que reúne os países de pior ranking, o país-sede venceu os três jogos com propriedade: 7 a 0 na Eslováquia, 5 a 2 na Tchéquia e 6 a 0 na Itália.
Nas quartas de final, que também reúnem o terceiro e quarto lugares do Grupo A (com os principais países do esporte), a China voltou a vencer a Tchéquia, dessa vez por 4 a 3, para chegar à semifinal. Contudo, não foi páreo para os Estados Unidos e perdeu por 11 a 0. O resultado não abalou a equipe, que conseguiu garantir a inédita medalha na modalidade.
Final reúne as principais potências do Parahóquei no gelo
Na decisão dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022, dois velhos conhecidos voltam a se encontrar. Canadá e Estados Unidos, as duas principais potências do esporte, disputam a medalha de ouro na madrugada de domingo, 13 de março. O jogo começa a partir das 1h05 no horário brasileiro.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A rivalidade no parahóquei no gelo é tanta que juntos eles possuem cinco dos sete ouros paralímpicos de inverno na história e nove dos onze títulos mundiais. Além disso, estadunidenses e canadenses fizeram a final dos Jogos Paralímpicos de 2018 e também as finais dos cinco últimos mundiais.
O retrospecto recente é totalmente favorável aos Estados Unidos. O país é o atual tricampeão paralímpico (2010, 2014 e 2018) e venceu os dois Mundiais deste ciclo paralímpico (2019 e 2021). Na primeira fase ainda derrotou o Canadá por 5 a 0 para garantir a primeira posição do grupo.