Os Jogos Olímpicos ainda são um sonho para a seleção brasileira de Curling. Porém, a estreia no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022 que está sendo realizado em Erzurum, na Turquia, foi de derrota para China Taipei pelo placar de 10 a 2.
A competição, criada neste ciclo olímpico pela WCF (Federação Mundial de Curling), é uma oportunidade única que os homens e mulheres da equipe nacional têm em competir contra seleções de nível técnico semelhante. Ou seja, o país tem um calendário maior de jogos e pode até vencer algumas partidas.
Agora, a possibilidade, ainda que remota, de classificar aos Jogos Olímpicos de Pequim-2022 garante exposição à modalidade dentro do Brasil.
O Brasil é formado Sergio Vilela, Michael Krähenbühl, Scott McMullan e Claudio Alves. A seleção ainda enfrenta o Cazaquistão (dia 11, às 13h), o Quirquistão (dia 13, às 13h) e a Turquia (dia 14, às 3h).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Estreia gelada
China Taipei abriu 1 a 0 logo no primeiro end. Mas o Brasil foi atrás e empatou em 1 a 1 ao fim do segundo end. Só que daí em diante, os adversário foram anotando ponto atrás de ponto. Ao final do 7º end, China Taipei já tinha uma vantagem de 9 a 2 no placar.
Com mais um ponto no oitavo end, China Taipei fez 10 a 2 e definiu o placar e a vitória na estreia.
Apenas duas vagas por gênero em disputa
Diferentemente da disputa de Dupla Mista, a competição por equipes no Torneio Classificatório concede apenas duas vagas ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Isso faz com que o regulamento seja mais difícil para avançar aos playoffs. São 17 seleções entre os homens e dez entre as mulheres.
No masculino, os países foram divididos em três chaves. A seleção brasileira de curling está no Grupo A, ao lado de Cazaquistão, Quirguistão, Taiwan e Turquia. Apenas os dois melhores de cada grupo avançam e os seis classificados serão divididos de acordo com o desempenho. Os dois melhores avançam à decisão, enquanto que o terceiro pega o sexto e o quarto joga contra o quinto pelas vagas restantes às finais.
+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!
Seleção Brasileira de Curling teve bom desempenho nas duplas
A vaga ao Pré-Olímpico de Curling não veio, mas o desempenho da seleção brasileira de curling nas Duplas Mistas deve ser comemorado. Pela primeira vez, o país conseguiu avançar de fase em um torneio oficial da modalidade e disputou a classificação até o último dia de disputa.
Foram duas vitórias (contra a Eslovênia e a Nigéria) em cinco partidas disputadas. Nada mal para uma dupla que não tinha jogado junta antes do torneio e que teve poucos dias de treinamento antes da competição. Com uma preparação adequada nos próximos anos, não há dúvida de que os brasileiros podem almejar sonhos maiores.