A CBDG (Confederação Brasileira de Desportos no Gelo) fará testes em busca de novos nomes para integrar a seleção de bobsled masculino visando os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, marcados para Pequim, na China. No ano que vem será a vez da equipe feminina e do skeleton.
Agora, para o bobsled masculino, o interessado tem de ser maior de 16 anos de idade, medir pelo menos 1,55 metro de altura e pesar 100 quilos ou mais.
O processo de seleção é dividido em duas fases. A primeira é online, e o candidato tem de mandar cinco vídeos para a CBDG, sendo um com uma apresentação e os outros quatro com testes físicos validados por um profissional de educação física.
Dois testes são de sprint, um de 15 e outro de 30 metros com saída sem bloco. Os outros são de salto em distância parado e arremesso frontal de medicine ball pesando cinco quilos.
Parâmetros mínimos
Há também parâmetros mínimos para a avaliação dos testes de vídeo. O sprint de 15 metros tem de ser no máximo em 2s15; os de 30 em até 3s75; o salto precisa ter ao menos 3m10 de distância e a medicine ball deve ser lançada a pelo menos 17m50.
A segunda fase do processo é uma avaliação presencial dos pré-selecionados via teste de vídeo. Será realizada em São Paulo, com local e data a confirmar, composta de entrevista individual e novos testes físicos.
+ Confira o protocolo completo de avaliação
Seleção brasileira de bobsled
Conhecido como “Fórmula 1 do Gelo”, o bobsled é um esporte de inverno coletivo, disputado em duplas e quartetos, que descem em um trenó em pistas de gelo. Cada equipe faz de duas a quatro descidas e vence quem tiver o menor tempo no total.
Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Suíça são algumas das maiores potências. No Brasil, a modalidade é a principal dos esportes de gelo, ao lado do skeleton. Existe oficialmente por aqui desde 1996 com a criação de uma associação precursora da CBDG.
+ OTD Cultural – Dicas de filmes esportivos para ver no inverno
A seleção brasileira de bobsled já esteve presente nos Jogos Olímpicos de 2002 (Salt Lake City), 2006 (Turim), 2014 (Sochi) e 2018 (PyeongChang).