8 5
Siga o OTD

Esportes de Inverno

Gaia Brunello entra no radar de vaga olímpica no biatlo

Gaia Brunello faz personal best em prova na Alemanha e entra no radar de vaga no biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno

Gaia Brunello na IBU Cup de Arber na Alemanha
(Foto: Reprodução/Instagram/@biathlonzentrummartell)

O Brasil participou apenas uma vez do biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno com Jaqueline Mourão em Sochi-2014. Mas o país pode voltar para a disputa olímpica da modalidade em Milão/Cortina D’Ampezzo-2026 com Gaia Brunello. A atleta que cresceu na Itália conseguiu seu melhor resultado da carreira nesta quinta-feira (9) no sprint da IBU Cup de Arber, na Alemanha. A pontuação que a brasileira atingiu a coloca na briga por uma vaga olímpica na modalidade para a próxima Olimpíada de Inverno.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Nesta quinta, aconteceram as primeiras provas da IBU Cup de Arber. No sprint feminino, as atletas percorreram um percurso de 7,5km. Gaia Brunello fez uma boa prova, ganhando posições na segunda e na terceira volta da disputa. Na parte de tiro, a brasileira teve um erro em cada uma das suas passagens, acertando oito de dez alvos no total. Com um tempo de 24min07s9, ela terminou a prova na 36ª posição, ganhando 116,39 IBU Qualifying Points.

A vencedora da prova foi Amandine Mengin, da França, com um tempo de 21min32s4 e sem errar um tiro se quer. Sophie Chaveau, campeã mundial do revezamento com a equipe francesa em 2024, ficou em segundo lugar com 21min36s1. A italiana Rebecca Passler completou o pódio com 21min54s9.

A classificação olímpica

Ao todo, 210 atletas irão participar da disputa do biatlo em Milão/Cortina D’Ampezzo, sendo 105 homens e 105 mulheres. As primeiras 93 vagas vão para os 20 melhores países da Copa das Nações da temporada 2024/2025. Nesse caso, o Brasil tem poucas chances de qualificação.

Mas as últimas 12 vagas virão pelo ranking dos IBU Qualifying Points. Esses pontos são índices técnicos usados para medir o desempenho de atletas em provas diferentes. O ranking é formado pela média dos três melhores resultados de cada biatleta. No momento, a última vaga no feminino é de uma atleta romena que tem 110,60 pontos. Na prova desta quinta, Gaia Brunello conseguiu 116,39 pontos. Com muito potencial para evoluir, a brasileira tem totais condições de conseguir uma média até abaixo dos 100 pontos para conseguir a vaga olímpica.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esportes de Inverno