Medalha de ouro para o Brasil na Copa Europeia de Parasnowboard de Landgraaf, na Holanda! Nesta quinta-feira (28), Vanessa Molon se sagrou campeã da classe Upper Limb feminino. A brasileira foi a única competidora a ficar abaixo de um minuto nas descidas, cravando o melhor tempo de 48s86 e levando o ouro.
A disputa da categoria Upper Limb feminina contou com três competidoras. Cada atleta pôde fazer duas descidas, valendo o melhor tempo. Vanessa Molon mostrou ao que veio logo de cara e anotou 50s29 na primeira tentativa. Já a holandesa Emke Vaessen e a alemã Natalie Eva Nussbaum não conseguiram completar a primeira descida e ficaram sem marca.
Livre, leve e solta, Vanessa melhorou o tempo na segunda tentativa (48s86) e pressionou as adversárias. Emke Vaessen, então, anotou 1min25s38 e garantiu o segundo lugar. Enquanto Natalie Eva fez 2min00s30 e ficou na terceira posição.
Mais Brasil em Landgraaf
A Copa Europeia de Parasnowboard ainda contou com a presença de outros três brasileiros nesta quinta-feira. No Upper Limb masculino, José Valter de Lima e Nickolas Pedroso ficaram em 18º e 19º, respectivamente. A disputa contou com 22 competidores e teve dominío completo da China, que teve os seis primeiros classificados.
José Valter de Lima fez duas descidas distintas. Ele cravou uma boa maca inicial de 41s77, mas acabou ficando abaixo na segunda tentativa com o tempo de 57s41. Por outro lado, Nickolas Pedroso foi mais constante, mas com tempos inferiores de 43s72 e 42s85. Por fim, o chinês Yonggang Zhu levou o ouro com a marca de 34s41.
Já no Lower Limb feminino, Vitória Machado ficou com o 8° lugar ao terminar a prova em 48s89. Assim como na outra categoria masculina, a prova teve dominío chinês, com Li Tiantian (39s65) e Wang Xinyu (39s83) levando o ouro e prata, respectivamente.
Copa do Mundo
O Brasil também esteve presente na Copa do Mundo de Parasnowboard, que aconteceu no mesmo local. Por lá, André Barbieri ficou em 7º lugar na disputa do Lower Limb masculino, anotando o tempo de 40s83. O estadunidense Noah Elliott ficou com o título da categoria. Ele liderou o qualificatório com a marca de 35s21. Em seguida, bateu o compatriota na Mike Schultz nas semifinais e, por fim, derrotou o holandês Chris Vos na final, com o tempo de 35s06