Siga o OTD

Esportes de Inverno

Lucas Braathen abre temporada com 4º lugar em Sölden

Em performance histórica para os esportes de inverno do Brasil, Lucas Pinheiro Braathen fica em quarto lugar em Sölden

Lucas Pinheiro Braathen na etapa de Sölden da Copa do Mundo de esqui Alpino
(Foto: FIS Alpine)

Após um ano de espera, Lucas Pinheiro Braathen está de volta ao cenário internacional do esqui alpino. E o esquiador fez história nesse domingo (27) em sua primeira prova representando o Brasil no slalom gigante da etapa de Sölden, na Áustria, da Copa do Mundo. Com uma segunda descida espetacular, Lucas terminou a prova em quarto lugar, ficando a 24 centésimos do pódio. É o melhor resultado da história do Brasil em uma Copa do Mundo de esportes de inverno, superando o sexto lugar de Isabel Clark no snowboard cross em uma etapa do circuito mundial em 2014.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Na primeira rodada, Lucas Pinheiro Braathen foi apenas o 41º atleta a descer na pista em Sölden, não pegando as melhores condições possíveis da neve. Mesmo assim, o brasileiro fez uma ótima prova, com direito a segunda melhor parcial no primeiro setor da pista. Na parte final, Lucas perdeu alguns décimos de segundo, mas conseguiu finalizar o percurso em 1min05s99 na 19ª colocação. Assim, ele conseguiu se classificar para a segunda descida.

Com uma condição mais favorável da neve na segunda descida, Lucas Pinheiro Braathen foi espetacular na sua segunda passagem pela pista. Fazendo uma linha impecável para ganhar mais velocidade, atingindo os 92,7km/h para completar a descida em 1min04s41. Com um tempo total de 2min10s40, Lucas ganhou 15 posições e terminou a prova em quarto lugar.

O vencedor da etapa de Sölden da Copa do Mundo foi Alexander Steen Olsen em uma trinca norueguesa. Ele venceu a prova em 2min09s50 na soma das duas descidas. Henrik Kristoffersen ficou em segundo lugar, com um tempo total de 2min10s15, superando Atle Lie McGrath por apenas um centésimo de segundo.

Quem é Lucas Pinheiro Braathen?

Lucas Pinheiro Braathen nasceu em Oslo, na Noruega, filho de pai norueguês e mãe brasileira. Ele aprendeu a esquiar aos quatro anos de idade e chegou na seleção júnior da Noruega em 2016. Daí para frente, Lucas foi acumulando bons resultados. Entre 2018 e 2019 foram três medalhas no Mundial Júnior de esqui alpino. Em 2020, seu primeiro ouro em uma Copa do Mundo. E o primeiro ápice da carreira no começo de 2023 quando ficou com o título geral da temporada no slalom.

Mas no começo da temporada 2023/2024, Lucas Pinheiro Braathen decidiu interromper a sua carreira, anunciando sua aposentadoria do esporte. Após alguns meses, o atleta anunciou que iria voltar às competições representando o país de sua mãe.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esportes de Inverno