Com muitas expectativas, a seleção feminina de curling estreou no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022, que está sendo realizado em Erzurum, na Turquia. Diante das anfitriãs, as brasileiras tiveram um início promissor, mas foram rapidamente dominadas e perderam por 12 a 2. Horas mais tarde, no masculino, o Brasil voltou a perder por 10 a 2, desta vez para o Cazaquistão.
A competição, criada neste ciclo olímpico pela WCF (Federação Mundial de Curling), é uma oportunidade única que os homens e mulheres da equipe nacional têm em competir contra seleções de nível técnico semelhante. Ou seja, o país tem um calendário maior de jogos e pode até vencer algumas partidas. Agora, a possibilidade, ainda que remota, de classificar aos Jogos Olímpicos de Pequim-2022 garante exposição à modalidade dentro do Brasil.
O Brasil é formado por Anne Shibuya, que assume como skip da equipe feminina. Ao lado dela jogam Luciana Barrella de third, Debora Monteiro de second e a jovem Letícia Cid de lead. O masculino tem Michael Kraehenbuehl de skip, Scott McMullan de third, Sergio Vilela de second e Claudio Alves de lead. Na próxima rodada do Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022, a seleção feminina encara a Áustria. Depois encara a Eslováquia e a Noruega. Já os homens pegam o Quirguistão e a Turquia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Donas da casa
No feminino, logo no primeiro end, as turcas abriram 1 a 0 no placar. Mas a seleção brasileira reagiu no segundo e empatou. Só que o Brasil zerou no terceiro, enquanto a Turquia abriu 3 a 1. As brasileiras só voltaram a pontuar no sexto end, quando a partida já estava em 6 a 2. Embaladas, as turcas fizeram mais seis pontos e fecharam a partida ainda no oitavo com o placar de 12 a 2. Os homens saíram perdendo dos cazaques por 3 a 0 no primeiro end, a desvantagem foi a 4 a 0 no segundo e a 5 a 0 no terceiro. O Brasil descontou um no quarto e outro no quinto, mas no sexto end o Cazaquistão anotou cinco pontos e fechou o jogo em 10 a 2.
Apenas duas vagas por gênero em disputa
Diferentemente da disputa de Dupla Mista, a competição por equipes no Torneio Classificatório concede apenas duas vagas ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Isso faz com que o regulamento seja mais difícil para avançar aos playoffs. São 17 seleções entre os homens e dez entre as mulheres. Na disputa feminina, são dois grupos e o Brasil está B. Os dois campeões das chaves se enfrentam e, quem ganhar, se classifica ao Pré-Olímpico. Quem perder, disputa a segunda vaga com quem vencer de um jogo entre os dois segundos colocados da fase de grupos.
+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!
No masculino, são três grupos, dois com seis times e um com cinco. O Brasil está neste menor, o Grupo A. Classificam-se os dois primeiros de cada, somando seis times. Desses seis, os dois melhores vão direto para o jogo decisivo, o que dará vaga no pré-olímpico. Os adversários saem de dois duelos anteriores, um reunindo o de terceira contra o de sexta melhor campanha na fase de grupos e o outro o de quarta contra o de quinta.
Seleção Brasileira de Curling teve bom desempenho nas duplas
A vaga ao Pré-Olímpico de Curling não veio, mas o desempenho da seleção brasileira de curling nas Duplas Mistas deve ser comemorado. Pela primeira vez, o país conseguiu avançar de fase em um torneio oficial da modalidade e disputou a classificação até o último dia de disputa.
Foram duas vitórias (contra a Eslovênia e a Nigéria) em cinco partidas disputadas. Nada mal para uma dupla que não tinha jogado junta antes do torneio e que teve poucos dias de treinamento antes da competição. Com uma preparação adequada nos próximos anos, não há dúvida de que os brasileiros podem almejar sonhos maiores.