A seleção de basquete feminino dos Estados Unidos chega na Olimpíada de Tóquio como a grande candidata ao título e motivos não faltam para isso. Os EUA estão sem perder no torneio há 49 partidas e não pretendem fazer diferente na 32ª edição dos Jogos, portanto, vão com força máxima para a competição. Então, vamos conhecer os possíveis concorrentes dos Estados Unidos pelo lugar mais alto do pódio?
Sérvia:
Primeiramente, a atual campeã da EuroBasket vai para Tóquio com tudo visando conquistar mais uma medalha de ouro em 2021. A seleção terminou o campeonato europeu de forma invicta, vencendo a França na final pelo placar de 63 a 54, com excelentes atuações de Yvonne Anderson e Jelena Brooks. Além disso, também é bom lembrar que a Sérvia ficou com a medalha de bronze no Rio-2016.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Espanha:
As espanholas são as atuais vice-campeãs dos Jogos Olímpicos e também devem ser observadas com atenção. Porém, na EuroBasket, último torneio disputado antes de Tóquio, a Espanha acabou eliminada nas quartas-de-final, com boa atuação de Cristina Ouviña. Destaque também para a pivô do Chicago Sky, Astou Ndour.
Austrália:
Outra seleção que é capaz de chegar muito longe na Olimpíada é a Austrália, de Liz Cambage. As australianas, que vão em busca da sua sexta medalha olímpica, caíram nas quartas-de-final no Rio-2016 para a Sérvia. Em Tóquio, elas vão em busca de uma reabilitação, pois não ficavam fora do pódio olímpico desde Atlanta-1996. Entre os participantes, é a seleção que mais conta com jogadoras na WNBA. No total, são seis: Liz Cambage, do Las Vegas Aces, Rebecca Allen, do New York Liberty, Ezi Magbegor e Stephanie Talbot, do Seattle Storm, além de Leilani Mitchell, do Washignton Mystics e Alanna Smith, do Phoenix Mercury.
França:
A França, que conquistou a medalha de prata em Londres-2012, chega em Tóquio forte, após ser vice-campeã na EuroBasket. Mesmo tendo um histórico de sempre terminar na segunda colocação, a seleção segue sendo uma grande força da Europa. Gabby Williams, que disputou a temporada 2020 da WNBA pelo Chicago Sky, é uma das peças que defenderá a França em Tóquio.
Por fim, as seleções do Canadá, Nigéria, Japão, Coreia do Sul, China e Porto Rico ainda correm por fora. Quem será capaz de bater os Estados Unidos na Olimpíada? Isso só poderemos responder quando a bola subir, a partir do dia 25 de julho.
CONHEÇA O TRABALHO DO ESPORTE CLUBE BASQUETE
Por Jéssica Maciel