Três torneios do Pré-Olímpico de basquete masculino definiram nesta quinta (01) seus semifinalistas. Split, Belgrado e Kaunas já têm as seleções que a partir de sábado (03) lutam pela tão sonhada vaga em Tóquio.
Confira como foi o dia nas cidades-sede e veja quais serão os semifinalistas dos torneios:
Pré-Olímpico de Split
Na chave de Split, localizada na Croácia, Rússia e Alemanha se enfrentaram na manhã desta quarta, (30), em jogo de vida ou morte na Spaladium Arena. A partida foi vencida pela seleção alemã por 70 a 67, em um confronto válido pelo grupo A.
O cestinha do jogo foi o ala-pivô Andrey Vorontsevich, da Rússia, com 17 pontos, três rebotes e duas assistências. Pelo lado alemão, o pivô Johannes Voigtmann foi destaque com 13 pontos e sete rebotes.
Com este resultado, a Alemanha se junta ao México como as seleções classificadas do grupo A para a semifinal do Pré-Olímpico de Split, onde enfrentarão Croácia e Brasil, respectivamente. Apenas o campeão do torneio jogará a Olimpíada de Tóquio.
No grupo B, que já tinha o Brasil como primeiro colocado, Croácia e Tunísia se enfrentaram na tarde desta quinta (01), em partida que definiu o segundo classificado do grupo. Com placar de 75 a 70, os donos da casa confirmaram o favoritismo e conseguiram avançar de fase.
O principal nome da Croácia na partida foi o ala-armador ex-NBA Mario Hezonja, que anotou 27 pontos, pegou oito rebotes e teve quatro roubos de bola. Entre os jogadores da Tunísia, o ala Radhouane Slimane se destacou e terminou o jogo com 15 pontos e sete rebotes.
Veja os próximos jogos da chave e seus semifinalistas:
Próximos jogos do Pré-Olímpico de Split:
Semifinal
- Brasil x México – sábado (03), às 07h30.
- Alemanha x Croácia – sábado (03), às 11h00..
Final
- Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2 – domingo (04), às 14h30.
Pré-Olímpico de Belgrado
Já na chave de Belgrado, na Sérvia, Itália e Porto Rico se enfrentaram na manhã desta quinta (01), na arena Aleksandar Nikolic Hall, em jogo que definiu o 1º e 2º lugar do grupo B. Com placar de 90 a 83, a Itália venceu e garantiu a primeira posição.
Um dos destaques da partida foi o armador Gary Browne, de Porto-Rico, com 16 pontos, nove rebotes e 16 assistências. Pelo lado italiano, que venceu o jogo, o armador do Golden State Warriors, Nico Mannion, terminou com 21 pontos, três rebotes e seis assistências.
Vale lembrar que Itália e Porto Rico são os únicos times que integraram o grupo B, isso porque Senegal e Nova Zelândia desistiram da disputa do Pré-Olímpico por conta da pandemia de Covid-19 e dos altos custos de viagens à Europa.
Mais tarde, Filipinas e República Dominicana se enfrentaram em duelo que valia a última vaga do grupo A. O triunfo foi dos dominicanos por 94 a 67 e, com isso, a seleção se classificou para a semifinal do torneio.
O principal nome da República Dominicana na partida foi o ala-armador Victor Liz, que anotou 23 pontos, pegou três rebotes e acertou cinco bolas de três. Entre os jogadores filipinos, o armador Jordan Heading se destacou e terminou o jogo com 16 pontos e três assistências.
Além de Filipinas e República Dominicana, o grupo A contou com a presença da anfitriã Sérvia, que se classificou em primeiro lugar.
Sérvia, República Dominicana, Itália e Porto Rico são as equipes semifinalistas que jogarão na próxima fase. Apenas a seleção campeã do Pré-Olímpico de Belgrado garante vaga para Tóquio.
Próximos jogos do Pré-Olímpico de Belgrado:
Semifinal
- Itália x República Dominicana – sábado (03), às 08h00.
- Sérvia x Porto Rico – sábado (03), às 11h00.
Final
- Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2 – domingo (04), às 15h30.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Pré-Olímpico de Kaunas
O Pré-Olímpico de Kaunas classificou as seleções da Eslovênia, Venezuela, Lituânia e Polônia para as semifinais. Nas partidas de hoje, a vitória foi da equipe eslovena sobre a Polônia, por 112 a 77, e a Lituânia venceu a Coreia por uma margem larga – 57 a 96.
O pivô do Memphis Grizzlies, Jonas Valanciunas, fez 15 pontos no jogo contra a Coreia, e o outro astro da NBA no time, Domantas Sabonis, do Indiana Pacers, anotou nove. Os dois foram responsáveis por 23 rebotes durante a partida – 13 foram de JV. Esse total representa 43,40% dos 53 rebotes capturados por toda a seleção.
Marius Grigonis, do CSKA Moscou, e Rokas Jokubaitis, do clube lituano BC Zalgiris, fizeram 13 pontos cada, ficando atrás apenas de Valanciunas na pontuação.
Para a Coreia, todo o esforço foi concentrado em Guna RA, que marcou 26 dos 57 pontos da seleção asiática. O atleta do Jeonju KCC Egis Basketball Club permaneceu em quadra por 35 minutos, mas não pôde evitar a derrota para os anfitriões do torneio.
A Eslovênia bateu a também classificada seleção da Polônia com um placar amplo. Luka Doncic, estrela do Dallas Mavericks, marcou 18 pontos e passou dez assistências. Com um ponto a menos, Klemen Prepelic, do Valencia, também contribuiu para a vitória eslovena.
Já no lado polonês, Mateusz Ponitka mais uma vez foi o destaque, fazendo 16 pontos e tendo um aproveitamento de 100% nas cestas de três pontos.
Próximos jogos do Pré-Olímpico de Kaunas
No torneio da Lituânia, as seleções semifinalistas da Eslovênia, Venezuela, Lituânia e Polônia disputam a cobiçada vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Semifinal:
- Eslovênia x Venezuela – sábado (03), às 10h30.
- Lituânia x Polônia – sábado (03), às 13h30.
Final
- Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2 – domingo (04), às 13h30.
Por Lucas Ardito e Alice Barbosa.