Entre os seis representantes brasileiros neste sábado (21) no Mundial de Esgrima, apenas Guilherme Toldo e Julien Baneux seguem na competição.
Na madrugada deste sábado (21), seis atletas representaram o Brasil no Campeonato Mundial de Esgrima, realizado em Wuxi, na China. Entre eles, somente dois seguem na disputa: Guilherme Toldo e Julien Baneux, na fase de 64 do florete masculino. A competição, que começou na última quinta-feira (19), segue até a próxima sexta-feira (27).
Henrique Marques, Heitor Shimbo, Guilherme Toldo e Julien Baneux foram os representantes no florete masculino. Todos avançaram à fase de 128, mas somente Guilherme e Julien seguem na competição, já na fase de 64. Henrique e Heitor saíram por pouco, ocupando a 66ª e 69ª posições, respectivamente.
A classificação de Julien Baneux para a fase de 64 foi conquistada direto dos poules, quando o brasileiro teve cinco vitórias e apenas uma derrota, o que lhe garantiu a 10ª classificação geral – os 16 primeiros avançam. Já Guilherme Toldo terminou a primeira fase em 23º lugar.
Na fase de 128, enquanto Toldo superou o polonês Leszek Rajski, Henrique Marques perdeu para o israelense Maor Hatoel e Heitor Shimbo foi derrotado pelo austríado Johannes Poscharing. Agora, na fase de 64, Guilherme Toldo enfrentará o francês Enzo Lefort, enquanto Julien Baneux disputará a permanência no torneio contra o ucraniano Andrii Pogrebniak.
Já Karina Trois e Marta Baeza Centurion disputaram o sabre feminino – ambas, porém, foram eliminadas e não se classificaram à fase de 64. Enquanto Marta foi eliminada ainda na primeira fase, Karina chegou a avançar. Entretanto, a brasileira foi derrotada pela grega Theodora Gkountoura e também ficou fora da disputa.