Neste domingo, o Brasil fez sua estreia na etapa de Túnis da Copa do Mundo de Florete. Apenas com o time masculino, formado por Paulo Morais, Guilherme Toldo e Dominic de Almeida, enfrentou a Ucrânia, e foi derrotado por 45 a 40, parando na fase dos 32.
Os carrascos, formados por Dmytro Chuchukalo, Andrii Pogrebniak, Levgen Lazarenko e Maksym Haravskyi, foram eliminados na sequência para o time da Itália, cabeças de chave número 1, parando nas oitavas. O destaque individual da equipe foi o esgrimista Chuchukalo, que terminou a competição individual 7 posições a frente de Guilherme Toldo.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Antes da disputa por equipes, Toldo e Paulo chegaram a ficar a uma vitória da chave principal na disputa individual.
Em sua primeira competição internacional pós Olimpíadas com o Brasil, Guilherme Toldo venceu francês (5 a 4), chinês (5 a 2), polonês (5 a 0) e sul-coreano (5 a 4) na pule 1, mas perdeu dois jogos, o que o fez ficar com a 48ª melhor campanha. No mata-mata, Toldo passou de bye pelo primeiro quadro eliminatório, venceu alemão, mas perdeu na sequência para austríaco Moritz Lechner, por 15 a 13.
Paulo Morais fez campanha parecida. Ele também venceu quatro e perdeu duas na pule 10, ficando com 66ª melhor campanha dessa fase, apenas a 2 posições de Toldo na classificação geral. Sendo assim, também passou de bye pelo primeiro quadro eliminatório, venceu David Guevara na fase seguinte (15 a 7) e caiu para russo (15 a 12).
Como foi a disputa
O primeiro confronto da disputa foi entre Paulo e Chuchukalo, com o ucraniano levando a melhor e abrindo 5 a 0. Na sequência, Pogrebniak venceu Toldo com o placar de 5 a 3, fazendo a Ucrânia abrir 7 pontos de diferença.
Dominic de Almeida deu ao Brasil a primeira vitória na partida, com um 6 a 3 sobre Lazarenko, diminuindo a vantagem ucraniana para 4. Pogrebniak deu lugar ao esgrimista reserva Haravskyi na disputa contra Paulo Morais, que venceu por 8 a 5 e encurtou de vez a vantagem dos europeus, que venciam por 18 a 17.
Chuchukalo venceu Dominic por 7 a 4, voltando abrir uma margem um pouco maior, agora de 4 pontos. Toldo venceu Lazarenko por 5 a 2 e voltou a diminuir a diferença para apenas 1 novamente.
Em confronto equilibrado, Pogrebniak voltou para vencer Dominic de Almeida por 8 a 7, enquanto Lazarenko e Paulo empataram em 3 a 3. Chuchukalo encerrou vencendo Guilherme Toldo, que perdeu seu segundo confronto do dia, por 7 a 4, dando números finais à partida. No geral, dos 9 confrontos da disputa, o Brasil venceu apenas 3.