O primeiro dia do Torneio Nacional Cidade de São Paulo de esgrima terminou com os títulos de Bia Bulcão, no florete feminino, e Alexandre Camargo, na espada masculina. Neste sábado, a disputa acontece na espada feminina e sabre masculina e, no domingo, acontecem os torneios de sabre feminino e florete masculino.
+ CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS DO TORNEIO NACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO
Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Bia Bulcão, que defende o Pinheiros, venceu todos os cinco jogos que teve pela frente na fase de grupos e avançou para o mata-mata como cabeça-de-chave número 1. Nas oitavas de final, ela derrotou Maria Luíza Murray por 15 a 6, passou por Talia Calazans nas quartas por 15 a 7, fez 15 a 9 em Mariana Pistoia na semifinal e arrasou Nicole Camozzato na decisão por 15 a 3 para ficar com o título.
Na espada masculina, Alexandre Camargo, de 19 anos, continua mostrando porque é uma das principais esperanças da esgrima brasileira. Reserva na Olimpíada de 2016, o garoto que defende a Academia Mestre Kato, do Paraná, deixou para trás Nicolas Ferreira e Athos Scwantes, que foram titulares nos Jogos, para ficar com o título.
Depois de vencer todos os jogos na fase de grupos, Alexandre Camargo avançou para o mata-mata como cabeça-de-chave número 2. O esgrimista passou como um furacão pelas três primeiras rodadas eliminatórias: 15 a 6 sobre Roberto Lazzarini, 15 a 3 sobre Guilherme Garcia e 15 a 3 sobre Álvaro Donato.
Com o resultados, se classificou para a semifinal, fase em que teve pela frente Nicolas Ferreira, que derrotou Athos Schwantes por 15 a 10 no confronto entre representantes do Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro que aconteceu pelas quartas de final do Torneio Nacional Cidade de São Paulo.
O duelo entre Alexandre Camargo e Nicolas Ferreira foi o mais disputado de todo o torneio de espada masculina e foi vencida pelo garoto de 19 anos num emocionante 15 a 14. Na decisão, ele enfrentou Richard Grunhauser e garantiu o título ao vencer por 15 a 9.
Florete Feminino
Ouro: Bia Bulcão (Pinheiros)
Prata: Nicole Camozzato (Grêmio Náutico União)
Bronze: Mariana Pistoia (Grêmio Náutico União) e Milena Chies (Grêmio Náutico União)
Espada Masculina
Ouro: Alexandre Camargo (Academia Mestre Kato)
Prata: Richard Grunhauser (Pinheiros)
Bronze: Nicolas Ferreira (Pinheiros) e Júlio Gabriel (Pinheiros)