8 5
Siga o OTD

Esgrima

Ana Beatriz Fraga supera lesão e vence no sabre feminino juvenil

Na imagem, Ana Beatriz Fraga (dir.) venceu Stella Santos (esq.) na decisão do sabre.
Ana Beatriz Fraga (dir.) venceu Stella Santos (esq.) na decisão do sabre. Foto: Rosele Sanchotene.

O terceiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil de Esgrima foi repleto de emoções nas pistas montadas no Club Athletico Paulistano. Neste sábado (28), foram conhecidos os últimos campeões individuais juvenis: Pedro Nogueira (florete masculino), Laura Correia (espada feminino) e Ana Beatriz Fraga (sabre feminino). Nas provas de equipes juvenis, os paulistas levaram a melhor na disputa masculina de espada e no florete feminino, enquanto os gaúchos faturaram o título masculino de sabre.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Pedro Nogueira (Paulistano) foi, sobretudo, quem saiu mais feliz do final de semana. Logo após conquistar o título do florete masculino cadete na véspera, com campanha irretocável, ele também venceu na mesma arma, na categoria de cima, novamente com ótima campanha no mata-mata. Assim, o atleta bateu Giorgio Fumagalli (GNU-RS) na final, por 15 a 6. Guilherme Vianna (Pinheiros-SP) e Alan Burberry (Paulistano) ficaram com os bronzes.

Além disso, Laura Correia (Paulistano) fechou um ano cheio de conquistas com mais uma medalha dourada, na competição feminina de espada. Na decisão, superou Pietra Brazolin (Pinheiros-SP) por 15 a 10. Ginevra Giordano e Mariana Melo, ambas do Paulistano, foram as medalhistas de bronze.

Por fim, Ana Beatriz Fraga (Pinheiros-SP), que na quinta-feira precisou abandonar a decisão do sabre cadete por conta de uma contusão, desta vez sorriu. No sabre juvenil, faturou o título invicta e tendo feito a melhor campanha desde as pules. Na final, superou Stella Santos (Paulistano), por 15 a 11. As medalhas de bronze ficaram com Carolina Brecheret (Paulistano) e Eduarda Nehrke (Lindoia T.C.-RS).

Equipes

Então, nas competições de equipes, São Paulo e Rio Grande do Sul foram dominantes. No florete feminino, a equipe principal de São Paulo, formada por Valentina Basso, Carolina Brecheret, Gabriella Vianna e Julia Grahl, faturou o título, batendo o time gaúcho, formado Marina Morais, Mariana Meine, Julia Quadros e Lívia Matos, por 45 a 30 na final. Ademais, a segunda equipe paulista, com Yuki Wu, Isis Queiroz, Manuela Tapajós e Julia Aoki, ficou com a medalha de bronze.

Os papéis se inverteram, primordialmente, no sabre masculino. O Rio Grande do Sul, com Felipe Medeiros, Arthur Wolff, Arthur Botelho e Lucas Schubert, levou a melhor sobre São Paulo, que formou com Dylan Ikuno, Erico Patto, Danilo Queiroz e Matheus Becker, vencendo a decisão por 45 a 38. A segunda equipe gaúcha, com Marcus Pinto, Douglas Henry e Arthur Morais, também levou a melhor na decisão da medalha de bronze sobre a segunda equipe paulista, que tinha Samuel Oliveira, Antônio Paim, Marcos Gomez e Joaquim Peluso.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

São Paulo foi absoluto na disputa masculina de espada. Sua equipe principal, com Lucas Busnardo, Matheus Brandt, Pedro Rocha e Rafael Mangiaterra, superou a segunda equipe paulista, formada por Eduardo Gonçalves, Pedro Silvestre, Guilherme Dubiel e Lucca Asquino, com placar de 45 a 37. A medalha de bronze foi para o Rio de Janeiro, com a equipe formada por Nicholas Medeiros, Fellipe Bento, Andrey Mariano e João Mutti.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBEsgrima)

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima