Mais dois títulos para o Brasil no Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil. Nesta quarta-feira (18), em Rosário, na Argentina, foi a vez de Valentina Basso e Stella Santos vencerem competições cadete de florete e sabre, respectivamente. Ao todo, o Brasil já subiu cinco vezes ao pódio neste terceiro dia.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Valentina Basso fez uma campanha irretocável. Primeira colocada geral nas pules, sofreu dez toques no jogo apenas uma vez ao longo de todos os duelos até a decisão contra a peruana Astrid Bravo Ortega. O Brasil ainda teve Julia Grahl na terceira colocação do florete feminino. Livia Matos terminou em décimo lugar e Manuela Tapajós fechou como 16° colocada.
- Cristian Ribera divide ouro com chinês na Copa do Mundo
- Praia Clube vence segunda e encaminha classificação no Mundial
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
O desempenho de Stella Santos também fez uma campanha impressionante no sabre. Ficou em segundo lugar geral nas pules, atrás da também brasileira Camila Vieira. Nos jogos eliminatórios, eliminou todas as suas adversárias sem sofrer dez toques no jogo, até superar o último obstáculo, a argentina Paulina Guerscovich. Camila ficou com o bronze, com Ana Beatriz Fraga e Carolina Szás caindo no quadro de 8, ambas na quinta colocação.
Disputas masculinas
Arthur Wolff foi o melhor brasileiro no sabre masculino cadete. Ele caiu na decisão para o equatoriano Juan Pacheco Cortes, ficando com a medalha de prata. Samuel Oliveira ficou em nono lugar, enquanto José Santos e Joaquim Peluso caíram no quadro de 32.
Álvaro Kalleby e Luiz Foschini pararam na etapa anterior à semifinal do florete masculino cadete. Dessa forma, terminaram em sexto e sétimo lugares. Guilherme Lobo acabou em nono e Pedro Nogueira em 17°.
Com as conquistas desta quarta-feira, o Brasil acumula 22 medalhas: cinco medalhas de ouro, sete pratas e dez bronzes. O Sul-Americano segue nesta quinta-feira (19), com as primeiras disputas juvenis, na espada e no sabre.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBEgrima)