Os torneios nacionais de esgrima no Clube Belo Horizonte se despediram com os últimos campeões, nesta sábado. No Troféu Brasil de Equipes, o Esporte Clube Pinheiros faturou o título feminino de espada. Enquanto o Torneio Nacional de Veteranos conheceu seus dois campeões: Vitor Moura e Américo Santos.
+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Liderada por Marcela Silva – campeã individual na véspera -, a equipe do Pinheiros, que contou também com as presenças de Maria Rita de Camargo e Beatriz Cavalieri, venceu o Romão Gomes Esgrima na semifinal, por 45 a 35. Na decisão do Troféu Brasil, diante do Paulistano, um duelo duríssimo contra a formação de Catarina El Murr, Laura Correia, Renata Zettermann e Laura El Murr.
O Paulistano logo tomou a dianteira e chegou a abrir nove pontos de vantagem. Mas as pinherienses reagiram e o duelo chegou empatado ao último encontro, em 35 a 35. Marcela Silva foi melhor diante de Laura Correia no jogo derradeiro e fechou em 45 a 40.
“Foi bem interessante que no primeiro terço do duelo a gente começou atrás, mas conseguimos virar e, o mais importante, conseguimos sustentar essa vantagem. Com isso, conseguimos chegar mais equilibradas para o duelo final que decidiu o título”, analisou Maria Rita de Camargo.
Veteranos
Já no Torneio Nacional de Veteranos, aconteceram as competições de sabre masculino em duas faixas etárias: V40 e V50. Entre os mais velhos, Américo Santos (Paulistano-SP) bateu Claudio Patto (APE-SP) na decisão, por 10 a 7. Por outro lado, Olegário Vasconcelos (APE-SP) e Fernando Carvalho (Pinheiros-SP) ficaram com as medalhas de bronze.
Por fim, na disputa do V40, deu Rio de Janeiro. Vitor Moura (CDE-RJ) garantiu o ouro ao bater André Ferreira (CMSP-SP) na decisão, por 15 a 11. Os dois atletas que decidiram o V50, Américo Santos e Claudio Patto, faturaram as medalhas de bronze.
A próxima competição do calendário nacional de esgrima acontece daqui a duas semanas, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo: O Campeonato Brasileiro Cadete e Juvenil.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima