PARIS – Campeão e Londres e vice em Tóquio, Jovane Guissone não vai subir ao pódio da espada B nos Jogos Paralímpicos de Paris-2024. Nesta sexta-feira (6), o esgrimista brasileiro acabou derrotado pelo polonês Michal Dabrowski por 15 a 7 na quarta rodada da repescagem pelo bronze
+Gostou do estilo dos atletas? Clique aqui e compre os uniformes do Brasil de Paris-2024
Com a eliminação na repescagem, o Brasil deve fechar a Paralimpíada de Paris sem medalhas na esgrima em cadeira de rodas. Isto porque o medalhista de prata em Tóquio era a principal esperança de pódio na modalidade. No sábado (7), o Brasil ainda compete na espada por equipes, mas as chances são pequenas.
Campanha
Defendendo um lugar no pódio conquistado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, Jovane Guissone começou sua campanha em Paris-2024 no quadro 16 com uma vitória dia de Amelio Castro, da equipe de Refugiados, por 15 a 11. No entanto, na partida seguinte, acabou superado pelo chinês Jie Zhang nas quartas de final em 15 a 8 no marcador.
Estreando na chave de repescagem, o brasileiro venceu um jogo emocionante contra o francês Yohan Peter por 15 a 14. Embalado por essa vitória, não tomou conhecimento do ucraniano Anton Datsko e venceu por 15 a 9 para ir à quarta rodada.