No último dia do Campeonato Sul-Americano Adulto, em Lima, Peru, a equipe brasileira masculina de sabre subiu ao lugar mais alto do pódio. A medalha de ouro garantiu ao Brasil o título de campeão geral do torneio, superando a Argentina. O time masculino de espada, que também competiu neste sábado (31), não conseguiu chegar ao pódio.
SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Os esgrimistas do Brasil conquistaram um total de 11 medalhas (4 ouros, 2 pratas e 5 bronzes) nas pistas do Velódromo CAR Videna. A Argentina ficou com o vice-campeonato, com oito medalhas (4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes), seguida pelo Peru, que obteve cinco (2 ouros, 1 prata e 2 bronzes).
Composto por Bruno Pekelman, Henrique Garrigós, Enrico Pezzi e Érico Patto, o time masculino de sabre estreou semifinal derrotando o Peru por 45-20. Com isso, os brasileiros se classificaram para lutar pelo ouro contra os argentinos, maiores rivais no continente, que venceram o Chile por 45-31 na outra semifinal.
Marcada pela forte rivalidade esportiva entre os países, a decisão foi emocionante. Brasil e Argentina se alternaram na liderança do placar durante os duelos, tornando o resultado imprevisível. Contudo, no confronto final, Bruno Pekelman superou Juan Bacha no toque final, garantindo a apertada vitória por 45-44.
Já a equipe masculina de espada do Brasil não chegou ao pódio em Lima. Estreando nas quartas de final, o conjunto brasileiro – formado por Nicolas Ferreira, Fabrizio Lazzarotto, Pedro Ramos e Leandro Seini – foi derrotado pelo Panamá por 41-36. Na disputa por posições, o Brasil venceu a Colômbia por 45-20, terminando em 5º lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
*Informações da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)