8 5
Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista o ouro na espada por equipes do Sul-Americano

Maria Paro, Marcela Silva, Renata Zetterman e Victoria Vizeu foras as responsáveis pelo título brasileiro, com vitória sobre o Chile na decisão

Equipe feminina de espada do Brasil, medalhista de ouro no Sul-Americano (Divulgação/CBE)
Equipe feminina de espada do Brasil, medalhista de ouro no Sul-Americano (Divulgação/CBE)

Melhores do continente! No quarto dia de disputa do Campeonato Sul-Americano de esgrima, no Peru, o time feminino do Brasil conquistou a medalha de ouro na prova por equipes da espada. Maria Paro, Marcela Silva, Renata Zetterman e Victoria Vizeu foram as atletas campeãs nesta sexta-feira (30).

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Depois de folga na primeira rodada, o Brasil estreou diretamente na semifinal, onde encarou o Peru. Em combate muito equilibrado diante das donas da casa, Renata venceu por 11 toques a 10 o último embate contra Maria Luisa Calderón e decretou a classificação do país em 44 a 43. Na decisão, as brasileiras tiveram um pouco mais de tranquilidade e derrotaram o Chile por 45 a 38.

Elas já haviam atuado na competição individual na última quinta-feira (29). Marcela Silva obteve o melhor resultado do país, ao levar a medalha de bronze para casa. Maria Paro e Victoria Vizeu caíram nas quartas de final, enquanto Renata Zetterman parou nas oitavas. O título ficou nas mãos de Maria Calderón, do Peru, e a prata com a chilena Analia Fernández.

Além da espada feminina, ocorreu a chave individual masculina da arma. O brasileiro melhor colocado foi Nicolas Ferreira, que chegou até as quartas de final. Leandro Seini ficou na 11ª colocação, Fabrizio Lazzarotto na 14ª, Matheus Brandt na 16ª, Guilherme Dubiel na 19ª, Pedro Ramos na 20ª, Henrique Mezzacapa na 25ª e Bernardo Bicalho na 30ª posição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No último dia de disputa do Sul-Americano, ocorrerão apenas duas provas, ambas no masculino: espada por equipes e sabre por equipes. Os combates da segunda iniciam às 11h30 (horário de Brasília), enquanto a primeira começa às 13h. O Brasil brigará por medalhas nas duas frentes.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima