Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista o Sul-Americano no sabre por equipes feminino

No terceiro dia de competição, o Brasil venceu por equipes, mas também faturou medalhas individuais no sabre masculino e na espada feminina

Na imagem, equipe do Brasil no sabre feminino, que conquistou ouro no Sul-Americano.
Equipe do Brasil no sabre feminino, que conquistou ouro no Sul-Americano. Foto: Rosele Sabchotene/CBE

Dia dourado para o Brasil no Campeonato Sul-Americano Adulto de Esgrima. Em Lima, capital peruana, a equipe feminina de sabre mostrou, sobretudo, seu talento e conquistou a medalha de ouro. No individual, o país também subiu ao pódio com Bruno Pekelman e Henrique Garrigós (prata e bronze no sabre masculino, respectivamente) e com Marcela Silva (bronze na espada feminina).

+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

A equipe brasileira de sabre mostrou a força que a arma possui atualmente no feminino em âmbito continental (Luana Pekelman é bicampeã individual). Iniciando sua participação na fase semifinal do torneio, o Brasil estreou com uma vitória por 45-20 sobre a equipe da casa, o Peru, garantindo vaga na final contra o Chile.

No confronto que valia o título, melhor para as brasileiras. Mantendo-se sempre à frente do placar, a equipe triunfou pelo placar de 45-38 e garantiu a medalha de ouro, subindo ao lugar mais alto do pódio. As campeãs sul-americanas foram Luana Pekelman, Karina Trois, Pietra Chierighini e Luiza Lee.

Prata e bronze no sabre masculino

No sabre masculino, seis brasileiros participaram da disputa. José Santos teve sua eliminação no quadro de 32, enquanto Felipe Bento e Érico Patto se despediram nas oitavas. Nas quartas, foi a vez de Enrico Pezzi deixar o torneio. Na fase semifinal, Bruno Pekelman e Henrique Garrigós avançaram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Pekelman e Garrigós se enfrentaram em uma das semifinais, reeditando uma rivalidade brasileira de longa data. Assim, um esgrimista do Brasil teria a garantia de final. Logo após um duelo equilibrado, Bruno Pekelman venceu por 15-13, chegando à final e deixando o bronze para Henrique Garrigós.

Então, na decisão, Bruno Pekelman foi derrotado por 15-11 pelo argentino Tomas Macri, ficando com a medalha de prata. Enrico Pezzi terminou em 5º lugar, Felipe Bento em 12º, Érico Patto em 14º e José Santos em 22º lugar.

Marcela Silva leva bronze na espada

Oito brasileiras participaram da disputa da espada feminina. Catarina e Laura El Murr foram eliminadas no quadro de 32; Gabriela Moraes, Mariana Gondo e Renata Zetterman nas oitavas; e Victoria Vizeu e Maria Paro nas quartas. Desse modo, apenas Marcela Silva avançou para a fase semifinal, garantindo uma medalha.

Contudo, ama derrota no último toque para a chilena Analia Fernandez (por 15-14) impediu que Marcela chegasse à final, ficando com o bronze. Por fim, Victoria Vizeu terminou em 5º lugar, Maria Paro em 6º, Renata Zetterman em 10º, Gabriela Moraes em 13º, Mariana Gondo em 15º, Laura El Murr em 23º e Catarina El Murr em 28º lugar.

Programação

O Campeonato Sul-Americano Adulto de Esgrima terá continuidade nesta sexta-feira (30), em Lima. A programação do quarto dia de competição prevê disputas de espada individual masculina e espada feminina por equipes.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima