8 5
Siga o OTD

Esgrima

Brasil conquista cinco medalhas em dois dias no Sul-Americano

O time brasileiro conquistou cinco medalhas nos dois dias que abriram o Sul-Americano de esgrima, sendo um ouro, uma prata e três bronzes

Brasil Sul-Americano Esgrima
No sabre individual feminino, Luana Pekelman ficou com o ouro, Karina Trois levou a prata e Pietra Chierighini terminou com o bronze (Foto: CBE/Divulgação)

Os dois primeiros dias do Campeonato Sul-Americano de esgrima, disputado em Lima, no Peru, foram de medalhas para o Brasil. Na estreia, Heitor Shimbo ganhou o bronze no florete. Em seguida, uma jornada com pódio brasileiro na quarta-feira (28). No sabre individual, o domínio foi absoluto com Luana Pekelman ficando com o ouro, Karina Trois levando a prata e Pietra Chierighini terminando em terceiro. Já no florete masculino, o time verde-amarelo ficou com último lugar no pódio.

Estreia com bronze

Quatro brasileiros participaram do florete masculino no Sul-Americano de esgrima e um deles subiu ao pódio. Heitor Shimbo abriu sua participação ganhando do equatoriano José Chancusig por 15-6, enquanto Guilherme Vianna superou, pelo mesmo marcador, o colombiano Andrés Gomez. Já Jerônimo Machado e Pedro Pascutti perderam, respectivamente, para o peruanos Isaac Ariza (15-10) e Alejandro Narro (15-7) e foram eliminados da disputa.

Nas oitavas de final, Heitor avançou novamente ao derrotar o argentino Nicolás Marinos, por 15-13. Por outro lado, Guilherme ficou pelo caminho com revés para o peruano Renzo Fukuda, por 15-12. Na sequência do Sul-Americano de esgrima, Heitor voltou ao combate nas quartas de final e se garantiu no podio ao vencer o chileno Francisco Naranjo (15-6). No embate que valia vaga na final, o brasileiro foi batido por Leopoldo Alarcón, do Chile, por 15-8, ficando com o bronze.

Na conclusão da disputa, Guilherme ficou em 15º, Pedro Pascutti terminou em 21º e Jerônimo acabou em 23º. Ainda no primeiro dia, no florete feminino, Gabriela Morais perdeu na estreia para a argentina Sofía Espinoza (15-2) e encerrou sua participação no Sul-Americano de esgrima na 23ª posição. Já Giovana Bonetti se classificou às oitavas superando Jeylin Celada, do Panamá, por 15-4, porém, foi batida pelo mesmo placar pela peruana Astrid Bravo e ficou em 12º lugar. Por fim, Valentina Basso acabou na 9ª colocação com revés nas oitavas para a chilena Lisa Montecinos (15-7).

Mulheres dominam pódio

Três das quatro medalhas da quarta-feira (28) foram das mulheres brasileiras. No sabre individual feminino, o Brasil contou com a participação de oito atletas na chave principal, com Luana, Karina e Pietra alcançando a fase semifinal na companhia da colombiana Maria Gutiérrez. Porém, as outras competidoras do país acabaram eliminadas em etapas anteriores. Gabriela Morais caiu no quadro de 32; Stella Santos, Ana Beatriz Fraga e Ana Clara Morsch nas oitavas; e Luiza Lee nas quartas.

+SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Nas disputas derradeiras, Luana bateu a atleta da Colômbia por 15-11, enquanto Karina foi superior no duelo diante da conterrânea Pietra, ganhando por 15-12. Na decisão verde-amarela, Luana levou a melhor e conquistou o ouro com vitória por 15-9. Karina ficou com a prata e Pietra ganhou o bronze. Luiza acabou em 6º lugar, seguida por Ana Beatriz, em 10º, Stella, em 11º; Ana Clara, em 14º, e Gabriela, em 20º.

Bronze por equipes no florete

Na competição por equipes masculina no florete, o time formado por Heitor Shimbo, Jerônimo Machado, Pedro Pascuotti e Guilherme Vianna estreou direto nas quartas de final e triunfou contra a Colômbia por 44-25. Na semifinal, o Brasil perdeu para o Chile por 45-18 e foi para a disputa do da medalha de bronze diante do Peru. No embate pelo lugar no pódio no Sul-Americano de esgrima, a disputa foi com emoção e os brasileiros levaram a melhor por 45-44.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já a equipe feminina de florete acabou na quarta posição no Sul-Americano de esgrima. A estreia ocorreu na fase semifinal. O Brasil perdeu por 45-40 no duelo contra o Peru. Em seguida, na briga pela medalha de bronze, o time verde-amarelo foi superado pelo Chile por 45-42. O país foi representado por Valentina Basso, Giovana Bonetti e Gabriela Morais. O evento continua nesta quinta-feira (29) com as disputas individuais da espada feminina e sabre masculino e por equipes no sabre entre as mulheres.

Mais em Esgrima