Em busca da primeira medalha do Brasil na esgrima na história das Olimpíadas, Nathalie Moellhausen não terá vida fácil no caminho até o pódio nos Jogos de Paris-2024. Representante do país na disputa da espada feminina, ela poderá encarar a honconguesa Vivian Kong, atual líder do ranking mundial, em um possível confronto de quartas de final. Guilherme Toldo e Mariana Pistoia, do florete, serão os outros atletas brasileiros na modalidade.
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Nascida em Milão, na Itália e filha de mãe brasileira, Nathalie fará sua estreia na capital francesa no próximo sábado (27), às 7h05, no horário de Brasília-DF. A primeira adversária da esgrimista de 38 anos será a canadense Ruien Xiao. E este será um duelo de gerações: a rival norte-americana tem apenas 16 anos e já soma duas medalhas em Jogos Pan-Americanos no currículo (uma prata e um bronze em Santiago-2023).
Logo depois, caso avance às oitavas de final, Moellhausen terá pela frente a vencedora do combate entre a queniana Alexandra Ndolo e a ucraniana Olena Kryvytska. A esgrimista africana tem 37 anos, é nascida na Alemanha e representa o seu atual país desde 2022. Ela acumula uma medalha de prata em Campeonatos Mundiais e dois pódios em Europeus, quando ainda atuava pela sua nação de origem. Já Olena, também é uma atleta experiente e soma dois bronzes em disputas individuais do Mundial, conquistados em 2017 e 2019.
- Praia Clube vence segunda e encaminha classificação no Mundial
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
Confronto com a favorita
Com mais uma vitória na campanha, Nathalie Moellhausen chegaria na fase de quartas de final. Lá, ela poderá enfrentar Vivian Kong, de Hong Kong, uma das favoritas ao ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. No momento, a espadista de 30 anos ocupa a primeira posição do ranking mundial com 204 pontos, enquanto a brasileira é a oitava colocada (114). Além disso, Vivian possui dois bronzes em Mundiais, incríveis 11 medalhas em etapas da Copa do Mundo (dois ouros em 2024) e seis pódios nos Jogos Asiáticos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Após esta fase, Nathalie ainda poderá cruzar com outras favoritas, como a sul-coreana Song Se-ra, a francesa Marie-Florence Candassamy, as italianas Alberta Santuccio e Giulia Rizzi e a chinesa Sun Yiwen. Assim como suas rivais, a brasileira também possui um currículo de respeito. Campeã mundial em 2019, ela tem ainda um ouro no torneio por equipes em 2009 e outros dois bronzes, quando ainda representava a Itália. Na atual temporada, Moellhausen ficou em terceiro lugar em duas etapas da Copa do Mundo, realizadas na Colômbia e na Hungria.
Brasileiros na disputa do florete
Além de Nathalie, o Brasil terá mais outros dois atletas da esgrima em ação na Olimpíada de Paris-2024. Guilherme Toldo e Mariana Pistoia competirão nas chaves individuais do florete no masculino e no feminino, respectivamente. Guilherme, que está na sua terceira participação olímpica, estreia na próxima segunda-feira (29), às 8h05 (horário de Brasília), diante do chinês Mo Ziwei. Por fim, Mariana inicia sua trajetória no domingo (28), as 4h30, contra Samantha Catantan, das Filipinas.