O Brasil finalizou neste domingo (30) a sua participação no Campeonato Pan-Americano de Esgrima com mais uma medalha, a quarta na competição. No último dia de evento, realizado em Lima, no Peru, os atletas do país competiram por equipes. No florete feminino, o time brasileiro conquistou a medalha de bronze com Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Ana Toldo e Gabriella Vianna. Já no sabre masculino, Fellipe Bento, Henrique Garrigós, Erico Patto e Renato Saliba terminaram na quarta colocação.
- Conegliano bate Milano e Gabi põe Brasil em decisão do Mundial
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
Caminho para o bronze
Na estreia do florete feminino, as brasileiras derrotaram a Colômbia por 45 a 29, com bons desempenhos de Bia Bulcão, Mariana Pistoia, Ana Toldo. Na fase semifinal, o Brasil foi superado pelo Canadá por 45 a 17. Já na disputa pela medalha de bronze contra o Chile, a equipe verde-amarela venceu por 45 a 40. No primeiro combate, Mariana Pistoia foi derrotada por 5 a 0. Porém, Gabriella Vianna recolocou a seleção nacional na dianteira ganhando por 10 a 0 (10 a 5).
Bia Bulcão foi a terceira a competir e teve dificuldades, mas levou a melhor por 5 a 4 (15 a 9). Na segunda rodada, Mariana Pistoia e Gabriella Vianna também sofreram, porém, triunfaram em seus combates por 5 a 4: 25 a 17. Em sua segunda participação, Bia Bulcão perdeu sua disputa por 9 a 5, no entanto, o Brasil seguiu na frente: 30 a 26. Na última rodada, Gabriella Vianna foi superada por 6 a 5 e Bia Bulcão empatou com a rival. No duelo final, Mariana Pistoia venceu por 6 a 4 e o time brasileiro ganhou por 45 a 40.
Quarto lugar e campeões
No sabre masculino, os brasileiros bateram o Chile nas quartas de final por 45 a 41. Na semifinal, o Brasil acabou superado pelo Canadá por 45 a 21. No confronto pelo bronze, o time verde-amarelo perdeu para o México por 45 a 40. Na primeira rodada, Henrique Garrigós foi o único que não perdeu, empatando seu combate em 5 a 5. Em sua segunda aparição, nova igualdade por 5 a 5, já Erico Patto (5 a 2) e Renato Saliba (11 a 3) venceram. Nas últimas participações, apenas Erico Patto ganhou: 5 a 4.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nas duas disputas, tanto no florete feminino quanto no sabre masculino, as decisões foram entre Estados Unidos e Canadá, com o selecionado estadunidense levando a melhor em ambas e ficando com o ouro, deixando a equipe canadense com a prata.
Quatro medalhas no Pan-Americano
Com quatro pódios, sendo uma vez segundo colocado e três na terceira posição, o Brasil finalizou sua participação no Pan-Americano de Esgrima na quarta colocação no quadro de medalhas, atrás apenas de, respectivamente, Estados Unidos, Canadá e Venezuela. Relembrando a campanha brasileira, no primeiro dia de competições, Guilherme Toldo, classificado aos Jogos de Paris-2024, faturou a medalha de bronze no florete masculino individual.
No segundo dia do Pan-Americano de Esgrima , Brasil terminou sem subir ao pódio. Pedro Petrich foi quem chegou mais perto de uma medalha com a campanha que se encerrou no quadro 8 da espada masculina. Karina Trois e Luana Pekelman perderam uma rodada antes no sabre feminino. No terceiro dia, o último de disputas individuais, as melhores performances foram no florete feminino, com Mariana Pistoia e Bia Bulcão sendo eliminadas no quadro 16 e terminando entre as 10 melhores da arma.
O Brasil conquistou sua segunda medalha no Campeonato Pan-Americano de Esgrima na sexta-feira (28), primeiro dia da disputa por equipes. O time do florete masculino terminou com o vice-campeonato. A equipe formada por Pedro Marostega, Guilherme Toldo, Paulo Morais e Ricardo Pacheco venceu o México (45 a 35) nas quartas de final e o Canadá (45 a 36) na semifinal. Na decisão, eles foram superados pelos Estados Unidos: 45 a 14.
Por fim, no penúltimo dia, o Brasil conquistou mais uma medalha no Pan-Americano de Esgrima. No sábado (29), a equipe masculina da espada faturou o bronze. O time, formado por Alexandre Camargo, Richard Grunhauser, Leopoldo Gubert e Pedro Petrich, estreando nas quartas de final derrotando os Estados Unidos por 43 a 42. Em seguida, os brasileiros perderam na semifinal para a Venezuela. Na disputa pelo bronze, a equipe faturou a medalha ganhando do Canadá por 44 a 43.