Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo conquista bronze no Pan-Americano

Virando jogo improvável nas quartas de final do florete, Toldo garante primeira medalha do Brasil no Pan-Americano de esgrima

Guilherme Toldo aponta o dedo para cima em comemoração; ele está na chave principal da Copa do Mundo de Tokoname de florete
Guilherme Toldo (Marina Ziehe-COB)

O Brasil conquistou sua primeira medalha no Campeonato Pan-Americano de esgrima. A competição realizada em Lima, no Peru, começou nesta terça-feira (25), com as disputas individuais do florete masculino e espada feminina. Principal floretisa do país e classificado aos Jogos de Paris-2024, Guilherme Toldo faturou a medalha de bronze após perder a semifinal para Gerek Meinhardt, dos Estados Unidos, por 15 a 7. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A campanha de Toldo para o pódio começou com quatro vitórias em cinco jogos nas poules. Como resultado se garantiu direto no quadro 32 da fase eliminatória. Nele, passou Miguel Mena por 15 a 5. Em seguida, despachou o argentino Santiago Lucchetti no quadro 16 com 15 a 4 no placar. 

No jogo que garantiu a medalha, Guilherme Toldo encarou o norte-americano Miles Chamley-Watson, campeão mundial em 2013. Chamley-Watson começou bem e abriu três toques de diferença para o brasileiro. A vantagem persistiu até o placar apontar 10 a 13, quando o estadunidense pisou em falso e aparentou torcer o joelho. Após receber atendimento, ele pareceu estar recuperado e voltou para a partida. Contudo, Toldo aproveitou a parada e engatou a virada para vencer por 15 a 14.

Vizeu perto do pódio

Victoria Vizeu foi quem chegou mais perto da medalha na espada feminina. A brasileira acabou eliminada no quadro 8, equivalente às quartas de final, pela paraguaia Montserrat Viveros por 15 a 10. Anteriormente, ela havia derrotado a salvadorenha Dayana Ramirez Guevara, a colombiana Maria Quevedo na fase eliminatória. 

Outros brasileiros

Outros brasileiros também estiveram na competição, mas acabaram derrotados em fases anteriores. No florete masculino, Pedro Marostega, Paulo Morais e Ricardo Pacheco acabaram superados na primeira rodada eliminatória. Marostega perdeu do argentino Jimenez Salmeron por 15 a 8, Pacheco caiu diante do chileno Gustavo Alarcon com o placar de 15 a 2 e Morais foi superado pelo mexicano Tommaso Archilei por 15 a 7.

Na espada feminina, Tabea Alves perdeu para a paraguaia Montserrat Viveros por 15 a 2 no quadro 32. Na mesma fase, Maria Paro acabou derrotada pela argentina Tamara Chwojnik em 15 a 10 e também se despediu do Pan-Americano de esgrima.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Esgrima