Em preparação para Paris-2024, a brasileira Mariana Pistoia furou a chave preliminar e avançou ao quadro principal da Copa do Mundo de Hong Kong de florete feminino. Ela fez uma boa campanha nas poules e precisou vencer um jogo no mata-mata na madrugada desta quarta-feira (1º) para se garantir no top-64 da competição internacional de esgrima. Ana Beatriz Bulcão não passou da fase inicial.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Pistoia venceu quatro dos seis jogos que fez na poule. Ela passou pela sul-coreana Jihee Park (5 a 0), a indiana Vaidehi Lohiya (5 a 0), a australiana Georgette Sweeney (5 a 1) e a honconguesa Hoi Kiu Liu (5 a 4), sofrendo revés para a japonesa Takeyama Yuzuha (5 a 1) e para a apolonesa Hanna Lyczbinska (5 a 3). A brasileira teve a 44ª melhor campanha da poule entre 147 atletas participantes.
Dessa forma, se garantiu na chave preliminar. Ela ficou de bye na primeira rodada e entrou em ação já no duelo decisivo, contra a singapuriana Kemei Cheung (55ª melhor das poules). A brasileira saiu vencedora em 15 a 10 e avançou ao quadro principal. Por lá, ela voltará a jogar na madrugada da sexta-feira (03), às 01h (horário de Brasília), contra a canadense Eleanor Harvey, no quadro de 64.
Mariana Pistoia será uma das três representantes da esgrima brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Ela se classificou para disputar sua primeira Olimpíada após vencer o Pré-Olímpico das Américas, que aconteceu no início de abril. Além dela, estarão Nathalie Moellhausen (espada feminina) e Guilherem Toldo (florete masculino) estarão presentes na capital francesa.
Mais Brasil
Outra brasileira em ação na Copa do Mundo de Hong Kong, Ana Beatriz Bulcão teve duas vitórias e quatro derrotas nas poules e não se classificou para o mata-mata preliminar por muito pouco. Ela ficou em 107º lugar na classificação geral das poules, com -9 de saldo. A última classificada foi a 103ª colocada, com mesma campanha que a brasileira, mas com saldo de -7.
Por falar em Brasil, Guilherme Toldo também competirá na Copa do Mundo de Hong Kong. Ele entrará em ação na noite desta quarta-feira, a partir das 22h (horário de Brasília), para a disputa das poules. Toldo é dono do melhor resultado da esgrima brasileira em Olimpíadas – junto a Nathalie Moellhausen -, após chegar nas quartas de final na Rio-2016.