Os brasileiros Matheus Brandt e Laura Correia conseguiram os melhores resultados do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima, em Riad, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (16). Eles foram bem nas preliminares e chegaram até o quadro de 32 da disputa da espada cadete em seus respectivos naipes. Matheus ficou em 30º lugar, enquanto Laura terminou na 31ª colocação.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Depois de ter sido 190º colocado na disputa júnior (sub-20), Matheus Brandt teve uma trajetória de crescimento no cadete (sub-17) deste Mundial. Ele venceu apenas dois dos seis confrontos que fez nas poules, o que o colocou como a 92ª melhor campanha entre os 146 atletas participantes da competição. Ainda assim, ele avançou ao mata-mata e foi lá onde se destacou.
Matheus ganhou de dois adversários que vinham de campanhas melhores do que a dele. Primeiro, bateu o suíço Maurice Staheli (37º), por 15 a 10, e depois passou pelo compatriota Eduardo Gonçalves (28º), por 15 a 13, antes de cair para o chinês Zheng Xu, dono da quinta melhor campanha da poule, por 15 a 8. Com o desempenho, ele terminou na 31ª colocação geral.
Laura Correia, por sua vez, ganhou três jogos e perdeu dois nas poules, ficando com a 49ª melhor campanha desta fase. No mata-mata, a brasileira superou a singapuriana Helena Chan (80ª), por 15 a 6 e depois bateu a azeri Khadija Hasanli (16ª), por 15 a 13, até cair para a estadunidense Sharika Gajjala (48ª) – finalista -, por 15 a 11. Dessa forma, Laura encerrou a participação em 31º lugar.
Melhores resultados
Estes dois foram os melhores resultados do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima. Um dia antes, Victória Vizeu também chegou no quadro de 32 da espada júnior, mas terminou na 32ª colocação geral. Antes, Lorenzo Mion (florete júnior), Livia Burberry e Valentina Basso (florete cadete) atingiram o quadro de 64. O Mundial vai até 20 de abril, contando com 32 brasileiros.
Outros quatro brasileiros competiram na espada cadete nesta terça-feira. Eduardo Gonçalves venceu cinco jogos nas poules e superou a primeira rodada do mata-mata antes de cair para Matheus Brandt na sequência, ficando em 41º lugar. Maria Luiza Emed e Giulia Komatsu caíram no quadro de 128, encerrando em 80º e 91º, respectivamente. Por fim, Guilherme Dubiel ficou em 136º lugar.