8 5
Siga o OTD

Esgrima

Matheus Brandt e Laura Correia no top-32 do Mundial Cadete

Brasileiros chegaram até o quadro de 32 após vencerem dois jogos no mata-mata da espada cadete

Laura Correia cumprimenta adversária na espada cadete do Mundial Júnior e Cadete de esgrima; Matheus Brandt
(Foto: FIE)

Os brasileiros Matheus Brandt e Laura Correia conseguiram os melhores resultados do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima, em Riad, na Arábia Saudita, nesta terça-feira (16). Eles foram bem nas preliminares e chegaram até o quadro de 32 da disputa da espada cadete em seus respectivos naipes. Matheus ficou em 30º lugar, enquanto Laura terminou na 31ª colocação.

Depois de ter sido 190º colocado na disputa júnior (sub-20), Matheus Brandt teve uma trajetória de crescimento no cadete (sub-17) deste Mundial. Ele venceu apenas dois dos seis confrontos que fez nas poules, o que o colocou como a 92ª melhor campanha entre os 146 atletas participantes da competição. Ainda assim, ele avançou ao mata-mata e foi lá onde se destacou.

Matheus ganhou de dois adversários que vinham de campanhas melhores do que a dele. Primeiro, bateu o suíço Maurice Staheli (37º), por 15 a 10, e depois passou pelo compatriota Eduardo Gonçalves (28º), por 15 a 13, antes de cair para o chinês Zheng Xu, dono da quinta melhor campanha da poule, por 15 a 8. Com o desempenho, ele terminou na 31ª colocação geral.

Laura Correia, por sua vez, ganhou três jogos e perdeu dois nas poules, ficando com a 49ª melhor campanha desta fase. No mata-mata, a brasileira superou a singapuriana Helena Chan (80ª), por 15 a 6 e depois bateu a azeri Khadija Hasanli (16ª), por 15 a 13, até cair para a estadunidense Sharika Gajjala (48ª) – finalista -, por 15 a 11. Dessa forma, Laura encerrou a participação em 31º lugar.

Melhores resultados

Estes dois foram os melhores resultados do Brasil no Mundial Júnior e Cadete de esgrima. Um dia antes, Victória Vizeu também chegou no quadro de 32 da espada júnior, mas terminou na 32ª colocação geral. Antes, Lorenzo Mion (florete júnior), Livia Burberry e Valentina Basso (florete cadete) atingiram o quadro de 64. O Mundial vai até 20 de abril, contando com 32 brasileiros.

Outros quatro brasileiros competiram na espada cadete nesta terça-feira. Eduardo Gonçalves venceu cinco jogos nas poules e superou a primeira rodada do mata-mata antes de cair para Matheus Brandt na sequência, ficando em 41º lugar. Maria Luiza Emed e Giulia Komatsu caíram no quadro de 128, encerrando em 80º e 91º, respectivamente. Por fim, Guilherme Dubiel ficou em 136º lugar.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima