Depois de seis aparições, a brasileira Victória Vizeu fez a sua participação individual em um Mundial Júnior de esgrima nesta segunda-feira (15), em Riad, na Arábia Saudita. A paulista, que completou 20 anos um dia antes, chegou até o quadro de 32 da disputa da espada feminina e terminou na 32ª colocação geral. Foi o seu segundo melhor desempenho em uma competição da categoria.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Vizeu não teve um bom início no torneio e venceu apenas dois dos cinco jogos que fez na poule, o que lhe deu apenas a 103ª melhor campanha entre 169 atletas que competiram. A brasileira conseguiu um lugar no mata-mata e estreou no quadro de 128, conseguindo uma grande vitória frente à búlgara Victoria Velislavova (26ª), por 15 a 12. Em seguida, venceu a suíça Andrina Lusti por 15 a 9.
Foi em seu terceiro jogo da chave principal que Vizeu acabou derrotada. Ela encarou a grega Andriana Theodoropoulou no quadro de 32 e perdeu por 15 a 13. Como Vizeu foi a atleta de menor ranqueamento em relação à poule a chegar nesta fase, ela terminou a competição na 32ª colocação. Assim, garantiu o seu segundo melhor resultado em um Mundial Juvenil – atrás apenas do ano passado.
Currículo enorme
Talento precoce, Vizeu disputou o seu primeiro Mundial Juvenil aos 13 anos de idade, competindo com atletas até sete anos mais velhas. Desde 2018, ela participou de todas as edições da competição e teve como melhor resultado o 20º lugar do ano passado, quando também caiu no quadro de 32. Na categoria cadete (sub-17), a atleta foi 33ª colocada em 2021.
Apesar de ter apenas 20 anos, Victória Vizeu tem um currículo que bate de frente com muitos atletas experientes. Ela já disputou duas edições de Jogos Pan-Americanos e, inclusive, integrou a equipe da espada feminina que conquistou a histórica medalha de ouro em Santiago-2023. Entre participações em Pan-Americanos e Mundiais na categoria adulta, Vizeu também foi campeã do Pan Júnior Cali-2021.
Outras brasileiras
Outras três atletas também competiram na espada feminina do Mundial Juvenil. Laura Correia e Ginevra Giordano venceram quatro jogos nas poules cada, enquanto Maria Paro ganhou três. Todas elas avançaram para o mata-mata, mas somente Laura Correia venceu um jogo. Ginevra caiu diante da salvadorenha Dayanna Ramirez por 15 a 14, enquanto Maria perdeu para a ucraniana Alina Dmytruk por 15 a 10.
Laura Correia passou pela búlgara Mihaela Stefanova, por 15 a 9, no quadro de 128 e caiu para a húngara Dorina Wimmer, atleta que teve a melhor campanha da fase inicial, por 15 a 13, na sequência. Laura terminou a competição na 52ª colocação geral, enquanto Ginevra foi a 72ª e Maria, a 96ª. As quatro voltarão a competir na disputa por equipes da espada, que acontecerá na quarta-feira (17). O Mundial Cadete e Júnior de esgrima vai até o sábado (20).
Entre os homens, quatro brasileiros também entraram em ação. Eduardo Gonçalves, com quatro vitórias, e George Hubert, com três, foram os únicos a passarem das poules. George perdeu para o finlandês Einar Rantala, por 15 a 5, no quadro de 256, enquanto Eduardo Gonçalves caiu diante do ucraniano Daniil Mazur, por 15 a 12, no quadro de 128. Edu foi o 98º e George, o 136º. Matheus Brandt teve uma vitória e terminou em 190º lugar, enquanto Rafael Ribeiro perdeu os seis jogos e ficou na 197ª posição.