As brasileiras Livia Burberry e Valentina Basso chegaram até o quadro de 64 no Mundial Júnior e Cadete de esgrima, em Riad, na Arábia Saudita. Elas passaram pelas poules e superaram uma rodada do mata-mata antes de serem eliminadas na disputa do florete cadete, neste sábado (13). Outros quatro brasileiros entraram em ação no dia, mas sem grandes avanços na competição.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Tanto Livia quanto Valentina venceram três jogos na fase de poules. Livia teve melhor campanha em relação à compatriota, uma vez que perdeu apenas dois duelos, contra três de Valentina. Por isso, Livia ficou de bye na primeira rodada do mata-mata e entrou de forma direta no quadro de 64. Por lá, encarou a italiana Mariavittoria Berretta e perdeu por 15 a 10.
Já Valentina precisou disputar o quadro de 128, onde venceu a eslovaca Martina Posvancova por 15 a 7. Em seguida, a brasileira encarou uma pedreira: a singapuriana Daniella Weng Yan Tang, que fez uma campanha de seis vitórias na poule. Valentina ainda fez um bom jogo, mas saiu derrotada em 15 a 11. Ela terminou em 55º lugar, enquanto Livia acabou na 45ª colocação geral entre 105 atletas.
Com o top-64, elas “igualam” o melhor resultado do Brasil neste Mundial Cadete e Júnior de esgrima. Lorenzo Mion também chegou no quadro de 64 no florete júnior. Livia Burberry e Valentina Basso, aliás, também competiram na disputa júnior do florete. Livia chegou a avançar ao mata-mata e terminou em 105º lugar, enquanto Valentina não passou da poule.
Outros brasileiros
Entre os outros brasileiros em ação no florete cadete, Pedro Nogueira e Guilherme Lobo chegaram ao mata-mata e caíram no quadro de 128. Pedro perdeu para o ucraniano Daniil Matiash por 15 a 10, enquanto Guilherme caiu diante do tunisiano Mohamed Foucha por 15 a 9. Julia Grahl e Pedro Pascuotti não passaram das poules, ficando em 94º e em 117º lugar, respectivamente.
O Mundial Cadete e Júnior de esgrima segue em disputa em Riad até o próximo sábado, 20 de abril. Neste domingo (14), ocorrerão as disputas por equipes do florete júnior. O Brasil terá um time no masculino e no feminino. Ao todo, o país conta com 32 atletas na competição.