Lorenzo Mion foi o melhor brasileiro no primeiro dia do Mundial Júnior e Cadete de esgrima, nesta sexta-feira (12), em Riad, na Árabia Saudita. Ele fez uma grande campanha na poule e chegou até o quadro de 64 da disputa do florete júnior masculino, terminando em 38º lugar na classificação. Outros sete brasileiros competiram no dia, mas não chegaram longe.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Presença frequente nos eventos da seleção brasileira principal, Lorenzo Mion começou muito bem sua trajetória em Riad, ao vencer cinco dos seis jogos que fez na poule. O atleta de 20 anos ficou em segundo lugar em sua chave e teve a 29ª melhor campanha geral entre os 177 atletas que participaram da competição, o que lhe garantiu de forma direta na segunda rodada do mata-mata, no quadro de 128.
Mion bateu o cipriota Aris Kiayias por 15 a 10 em sua estreia na chave principal, mas perdeu na sequência para o ucraniano Yelyzar Dyrda, em um combate apertado, que terminou 15 a 14. Dessa forma, Mion terminou na 38ª colocação geral da competição. O segundo melhor brasileiro foi Murilo Machado, que terminou em 134º lugar. Ele chegou ao mata-mata com duas vitórias na poule e perdeu no quadro de 256 para o equatoriano Pedro José Aguinaga, por 15 a 8.
Entre as mulheres, Gabriella Vianna e Livia Burberry foram as duas únicas a avançarem ao mata-mata, após duas vitórias e quatro derrotas nas poules. As duas encararam adversárias moldávias na estreia do mata-mata e acabaram derrotadas. Livia perdeu para Maria Cojocari por 15 a 8, enquanto Gabriella caiu diante de Adeline Senic por 15 a 14. Gabriella acabou em 93º lugar geral e Livia foi a 105ª.
Outros brasileiros
Outros quatro brasileiros, sendo dois homens e duas mulheres, não passaram das poules. No feminino, Valentina Basso teve um triunfo, enquanto Julia Grahl perdeu os seis jogos que fez. Elas terminaram em 125º e em 138º, respectivamente. No masculino, André Mura teve uma vitória, enquanto Pedro Nogueira perdeu todos os duelos que fez, ficando em 150º e em 164º.
Ao todo, o Brasil conta com 32 atletas no Mundial Cadete e Júnior de esgrima. Seis deles entrarão em ação neste sábado (13), a partir das 02h30 (horário de Brasília), nas disputas cadete do florete: Lívia Burberry, Valentina Basso, Julia Grahl, Pedro Nogueira, Guilherme Lobo e Pedro Pascuotti. A competição seguirá até 20 de abril.