8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone leva dois ouros na Copa Brasil

Virtualmente classificado para os Jogos Paralímpicos de Paris, Jovane Guissone ganhou três ouros e uma prata na Copa Brasil e Campeonato Brasileiro de paraesgrima

Jovane Guissone na Copa Brasil de paraesgrima
(Foto: divulgação)

O campeão paralímpico Jovane Guissone foi um dos destaques da Copa Brasil de paraesgrima, que aconteceu nesta semana em São Paulo, levando dois ouros e uma prata. O atleta que está próximo de garantir sua vaga na Paralimpíada de Parias ainda levou o ouro no Brasileiro por equipes nessa quinta-feira (21). Já na competição feminina, Rayssa Veras e Mônica Santos foram os destaques, ganhando os três ouros possíveis.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A primeira final de Jovane Guissone na copa Brasil veio na espada B, sua arma de preferência, pnde manteve a sua hegemonia nacional. Com uma vitória por 15 a 7 sobre Izaías Monteiro, o campeão paralímpico garantiu o ouro. Já na final do florete, vitória por 15 a 3 sobre Maurício Stempiniak de Lima. No sabre, Vanderson Chaves derrotou Jovanne por 15 a 4 para ficar com o ouro e deixar a prata para o campeão paralímpico.

Na categoria A, Lenílson de Oliveira levou duas medalhas de ouro. Ele venceu a final do florete com 15 a 7 sobre Alex Sandro Souza e a da espada com 7 a 3 sobre Lucas Julião. Já no sabre, o título ficou com Kevin Damasceno, com vitória por 15 a 11 sobre Alex Souza.

Feminino

A competição feminina da Copa Brasil teve duas donas: Rayssa Veras na categoria A e Mônica Santos na categoria B. A dupla levou a medalha de ouro nas três armas. Rayssa ganhou de Carminha Oliveira por 15 a 11 na final da espada. Em seguida, no sabre, ela venceu Ana Elisa Paz por 15 toques a 9 para levar o seu segundo ouro. Por fim, ela ganhou de Fabiana Soares por 15 a 12 para ficar com o ouro no florete.

Mônica Santos iniciou sua jornada dourada na Copa Brasil com vitória por 15 a 13 sobre Rudineia Manica na final da espada. Elas se enfrentaram de novo nas outras duas armas. Mônica ganhou por 15 a 2 no sabre e 15 a 11 no florete, unificando os três títulos.

Brasileiro por equipes

O último dia de competição no CT Paralímpico, em São Paulo, contou com a disputa do campeonato Brasileiro por equipes, com disputa no florete masculino. Jovane Guissone, Alex Sandro de Souza, Lucas Julião e Renato Santana, pela equipe de São Paulo, levaram a medalha de ouro. Em uma final emocionante, contra o time do Rio Grande do Sul (formado por Maurício Stempniak, Vanderson Chaves, Fábio e Kevin Damasceno), a equipe paulista ganhou por 45 a 44 para levar o título.

De olho em Paris

O ranking mundial distribui as primeiras seis vagas de cada arma e categoria nos Jogos Paralímpicos de Paris, com três delas sendo para os melhores de cada uma das três regiões da federação internacional. No momento, Jovane Guissone é o quinto colocado na espada masculina B e o melhor da região das Américas/África, com ampla vantagem para um atleta dos Estados Unidos que tem poucas condições de alcançar o brasileiro. Jovane também está na zona de classificação no florete e no sabre, através da vaga continental.

Lenílson de Oliveira (espada A), Mônica Santos (sabre B) e Rayssa Veras (espada, florete e sabre A) no momento estariam com a vaga continental de suas armas, mas a situação ainda pode mudar até o fechamento do ranking.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia