O ano paralímpico começa com um desafio de peso para os atletas da seleção brasileira de paraesgrima. A partir desta quinta-feira (11), a equipe disputa a etapa de Cardiff, no Reino Unido, da Copa do Mundo da modalidade. O evento vai até domingo (14) valendo pontos importantes no ranking que define os classificados os Jogos Paralímpicos Paris-2024.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Em busca do máximo de vagas possíveis na Paralimpíada, a seleção brasileira de paraesgrima irá participar de todas as etapas da Copa do Mundo. O ranking paralímpico fecha em maio após a etapa de São Paulo do circuito mundial e depois da realização do Regional das Américas, que nesse ano acontece em San José, na Costa Rica.
Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres-2012 e grande referência na modalidade, é mais uma vez a principal esperança de pódio em Cardiff. Na luta por vaga em Paris, ele ocupa posição privilegiada no ranking: está em quarto na espada B e em sexto no florete B. Ele terá a companhia de outros seis brasileiros no torneio: Carminha Oliveira, Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Mônica Santos, Rayssa Veras e Vanderson Chaves. Os técnicos Marco Xavier e Eduardo Nunes, o árbitro Gabriel Assis e o coordenador Ivan Schwantes completam a delegação brasileira em Cardiff.
Os três primeiros dias da Copa do Mundo de Cardiff terão as disputas individuais. Na quinta-feira, a ação começa com o sabre masculino e o florete feminino. Em seguida, na sexta (12), os brasileiros jogam com a espada no masculino e o sabre no feminino. O florete masculino e a espada feminina fecham a programação no sábado (13). Por fim, no domingo (14), acontecem as disputas por equipe.