Nathalie Moellhausen caiu na segunda rodada da Copa do Mundo de Espada em Vancouver. Número três do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), a brasileira estreou diretamente na fase final do torneio. Após uma vitória diante da canadense Leonora Mackinnon, ela caiu para a italiana Alessandra Bozza. Marcela Silva também participou do torneio, mas caiu nas poules na quinta-feira (7).
Nathalie Moellhausen vence canadense em ponto de ouro na estreia
Nathalie Moellhausen venceu a canadense Leonora Mackinnon na primeira rodada da Copa do Mundo de Vancouver por 8 a 7, em um jogo muito disputado e decidido apenas no ponto de ouro. Mackinnon, 53ª do mundo, foi uma das rivais de Nathalie nos Jogos Pan-Americanos, que ao lado de Amanda Netto Simeão e Victoria Vizeu levaram ouro em uma final eletrizante contra o Canadá.
O primeiro ponto veio apenas com 1m22s e a brasileira fez o único toque do período. Um minuto depois, ambas levaram cartão vermelho por passividade e Nathalie foi ao intervalo com 2 a 1. No segundo período ela chegou a abrir 3 a 1, mas levou o empate. A canadense chegou a passar na frente e 6 a 5, mas depois de um período sem combate Nathalie Moellhausen voltou firme e passou a frente no marcador (7 a 6). Mas a vantagem durou pouco, já que Mackinnon empatou em 7 a 7, faltando pouco mais de 30 segundos.
A decisão foi portanto ao ponto de ouro da esgrima, em que o primeiro atleta a pontuar leva o jogo e é comum nos jogos de espada. Nathalie conseguiu o toque decisivo para fechar o marcador em 8 a 7 e se classificar para a segunda rodada.
Nathalie Moellhausen cai para italiana em fim de de jogo acirrado
Na segunda rodada da Copa do Mundo de Espada de Vancouver, Nathalie enfrentou a italiana Alessandra Bozza, 41ª melhor do ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE). O começo do jogo foi marcado por dois toques duplos, até que Bozza conseguiu marcar um individual e abrir vantagem. Faltando 30 segundos, Nathalie empatou e assim as duas chegaram ao intervalo com 3-3.
No segundo tempo, Bozza conseguiu voltar à frente do marcador e em seguida as duas atletas fizeram um toque duplo. Já no final do segundo período, Bozza marcou mais um ponto e foi ao intervalo com vantagem de 6 a 4.
No terceiro e último período, Nathalie tentou a virada, mas logo no início conseguiu apenas um toque duplo. Porém, a brasileira persistiu e diminuiu o marcador logo em sequência para 7-6, ainda no primeiro minuto. Mas logo em seguida, a italiana conseguiu dois pontos para ampliar o marcador em 9 a 6. Depois de um toque duplo, Nathalie conseguiu diminuir o placar para 10 a 8, faltando pouco menos de um minuto.
Mas o 11º ponto de Bozza com 32 segundos para o fim deixou as chances de Moellhausen bem difíceis e ela precisou ir para o tudo ao nada. O resultado foi um confronto agitado, com muita pontuação, ao contrário do estilo preferido de Nathalie. A brasileira conseguiu diminuir o placar para 13 a 11 faltando dez segundos e 14 a 12 faltando cinco segundos. Mas um toque duplo faltando três segundos para o fim decretou a vitória de Bozza por 15 a 13.