8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone para nas oitavas do sabre na Tailândia

Jovane Guissone volta a ser o melhor brasileiro do dia e para nas oitavas de final do sabre na Copa do Mundo da Tailândia

Jovane Guissone durante disputa do sabre da Copa do Mundo da Tailândia de esgrima em cadeira de rodas
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Assim como aconteceu no primeiro dia, Jovane Guissone foi o melhor brasileiro na etapa da Tailândia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas nesta quarta-feira (6). Ele não foi bem na poule, mas conseguiu chegar até o quadro de 16 do sabre B, onde acabou derrotado. Os outros seis atletas do país que entraram em ação caíram no quadro de 32 ou antes.

Competindo na arma que não é sua especialidade, Jovane Guissone teve duas vitórias e três derrotas na fase de poule. No quadro de 32, ele encarou o compatriota Vanderson Luis Chaves, que vinha de três triunfos na poule. Jovane levou a melhor em 15 a 8 e, assim, avançou às oitavas de final. Por lá, encarou o húngaro Istvan Tarjanyi, cabeça de chave número 2, e perdeu por 15 a 14.

Um dia antes, Jovane Guissone já havia parado nas oitavas de final do florete nesta Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas. Ele voltará a competir na madrugada desta quinta-feira (7), agora em sua especialidade: a espada, na qual ele foi campeão paralímpico em Londres-2012 e vice-campeão em Tóquio-2020. A competição se iniciará às 2h40 (horário de Brasília).

Outros brasileiros

Outros cinco brasileiros entraram em ação nesta quarta-feira. Pelo sabre A, Kevin Damasceno venceu somente um jogo na poule, mas ainda assim avançou ao mata-mata, onde caiu no quadro de 32 para o britânico Oliver Watson, por 15 a 7. Já Lenilson de Oliveira perdeu os cinco jogos que fez na fase inicial e não se classificou para o mata-mata.

Pela espada feminina categoria A, Rayssa Veras ganhou quatro dos cinco jogos que fez na poule e caiu diante da norte-america Victoria Isaacson por 15 a 13, enquanto Carminha Oliveira teve três vitórias e duas derrotas na poule e perdeu para a francesa Clemence Delavoipiere, por 15 a 10. Na categoria B, Monica Santos teve duas vitórias e duas derrotas nas poules e perdeu para a britânica Justine Moore.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Paralimpíada Todo Dia