A equipe brasileira de florete, formada por Bia Bulcão, Mariana Pistoia e Carolina Brecheret, terminou em quarto lugar nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na campanha, elas venceram o Chile nas quartas de final, perderam para os Estados Unidos na semi e também para o México na disputa do bronze. No masculino, o time de espada terminou em quinto lugar.
- São Paulo é cirúrgico e leva vantagem na Copa do Brasil sub-20
- Minas atropela Pinheiros e assume a vice-liderança na Superliga
- Barcelona de Petrus vence outra na Champions e segue líder
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
Por enquanto, a esgrima do Brasil conquistou três medalhas de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Nas disputas individuais, Mariana Pistoia, Alexandre Camargo e Guilherme Toldo ficaram em terceiro lugar.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Quartas de final
As brasileiras estrearam na disputa por equipes do florete feminino enfrentando o time da casa. Apesar do apoio da torcida, o Chile não conseguiu estar na frente em nenhum momento. Após a primeira rodada de confrontos, a vantagem já era de 15 a 8. Quando Mariana Pistoia entrou na pista pela segunda vez, aplicou 5 a 0 em Lisa Ponce e deixou o placar em tranquilos 20 a 8.
As chilenas só reagiram no final da terceira rodada com Arantza Gaet colocando 7 a 2 sobre Bia Bulcão, mas o Brasil tinha ainda nove pontos de vantagem: 27 a 18. Quando Caroline Brecheret entrou para sua última participação, ela ampliou, diante de Lisa Ponce a diferença para 11.
No fim Arantza Gaete e Katina Ortiz conseguiram fazer mais pontos do que Mariana Pistoia e Bia Bulcão, mas nada que mudasse os rumos do confronto, vencido pelo Brasil por 44 a 32.
Semifinal
Na semifinal do florete feminino diante dos Estados Unidos, a situação foi completamente diferente. Após a primeira rodada de confrontos, Lee Kiefer, Jacqueline Dubrovich e Zander Rhodes abriram 15 a 6 com autoridade.
Na segunda rodada, apenas Mariana Pistoia conseguiu ter vantagem sobre Lee Kiefer (6 a 5), mas Carolina Brecheret (0 a 5) e Bia Bulcão (1 a 5) não conseguiram manter a reação. Com isso, o placar chegou a 30 a 13 para os Estados Unidos.
Na última rodada, as americanas foram ainda mais avassaladoras para fechar o confronto com uma diferença de 30 pontos: 45 a 15.
Disputa do bronze
Pela medalha de bronze por equipes do florete feminino, o Brasil enfrentou o México, que terminou a primeira rodada na frente por 15 a 11.
Na segunda rodada, Caroline Brecheret foi superior a Denisse Hernandez, chegou a empatar em 16 a 16, mas a mexicana ainda conseguiu manter sua equipe em vantagem por 19 a 17. A reação continuou com Bia Bulcão, que fez 7 a 3 diante de Melissa Rebolledo e virou para o Brasil: 24 a 22. O México voltou a liderar com Nataly Michel Silva, que foi melhor do que Mariana Pistoia, mas a vantagem era de apenas um ponto, 28 a 27, no final da segunda rodada.
Na terceira rodada, Melissa Rebolledo foi muito bem diante de Carolina Brecheret e abriu 34 a 29 para o México. A missão de encostar novamente cabia a Mariana Pistoia, mas Denisse Hernandez foi brilhante e deixou sua equipe muito perto de conquistar a medalha de bronze com 40 a 31 no placar.
Com isso, Bia Bulcão precisaria de uma atuação absolutamente impecável diante de Nataly Michel Silva para conseguir a medalha de bronze para o Brasil. Mas não aconteceu. A mexicana soube controlar o ímpeto da brasileira para fechar o duelo em 45 a 40 e conquistar a medalha de bronze para seu país.
Espada masculina
Representado por Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Fabrizio Lazaroto, o Brasil perdeu logo na estreia do torneio por equipes da espada masculina para a Argentina por 32 a 27. Com isso, ficou fora logo de cara na disputa por medalhas.
No torneio de consolação, venceu Cuba por 45 a 44 numa disputa emocionante e depois derrotou o Chile com tranquilidade por 45 a 28 para terminar em quinto lugar.