No dia de encerramento do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, as pistas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, serviram de palco para disputas por equipes. E os campeões deste domingo (15) foram: Paraná, na espada masculino; Rio Grande do Sul, no florete feminino; e São Paulo, no sabre feminino. Assim, foi a última competição nacional adulta promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima nesta temporada.
Espada masculino
O Paraná conquistou o título por equipes na espada masculino com uma virada sobre São Paulo, no último combate. Composto exclusivamente por atletas da Academia Mestre Kato, o time paranaense, cujo principal nome era o líder do ranking e campeão brasileiro individual Alexandre Camargo, chegou à decisão logo após eliminar Minas Gerais na semifinal.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O último duelo da final, entre Alexandre e Nicolas Ferreira, começou com uma vantagem paulista de cinco pontos. Contudo, o líder do ranking e atual grande nome da espada masculino no Brasil fez pontos em sequência, empatou o jogo e decretou a vitória por 45 a 44, na prorrogação.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
“Foi muito difícil, quase deu ruim… Mas conseguimos a virada e pudemos manter esse título de equipes para o Paraná. Chegamos focados, cada um fez sua parte e buscamos nosso objetivo, apesar das dificuldades”, afirmou Alexandre.
Além de Alexandre Camargo, o Paraná teve Pedro Petrich, Fabrício Lazzarotto e Leopoldo Gubert. Os paulistas foram representados por Richard Grunhauser, Leandro Seini, Nicolas Ferreira e Gabriel Júlio, do Pinheiros.
Florete feminino
Gaúchas e paulistas, que eliminaram seus respectivos segundos times na fase semifinal, foram as protagonistas da final no florete feminino por equipes desta edição do Campeonato Brasileiro Interclubes. E o Rio Grande do Sul, para alegria da torcida da casa, sobretudo, ficou com o título ao vencer pelo placar de 45-42.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A equipe campeã foi composta por Ana Toldo, Daphne Becker, Valentina Baldi e Giovana Bonetti, todas do Grêmio Náutico União. São Paulo teve Carolina Brecheret, Laura Papaiano (ambas do Paulistano), Valentina Basso (Pinheiros) e Isis Queiroz (CGB Betancourt).
“Somos uma equipe unida, nos conhecemos muito e confiamos umas nas outras. Traçamos uma estratégia e conseguimos executar. Nos combates, precisamos ser agressivas, mas ter frieza também”, analisou Daphne Becker.
Sabre feminino
Por fim, no sabre feminino por equipes (competição que fechou o Campeonato Brasileiro), mais uma final ocorreu entre Rio Grande do Sul e São Paulo. No entanto, desta vez, quem levou a melhor foi o conjunto paulista, que venceu por 45-26 e levou a medalha de ouro.
Formaram o time paulista Luana Pekelman (Pinheiros), Luciana Peluso (Sala São Jorge), Karina Trois e Camila Vieira (ambas do Paulistano). A equipe gaúcha teve Eduarda Nehrke, Ana Clara Morsch, Bárbara Zanesco e Laura Quevedo (todas do Lindóia TC).
“Nos consideravam favoritas, mas nem sempre a equipe favorita vence. Por isso, levamos com a maior seriedade possível. Tivemos calma e foco, sem afobação e conseguimos conquistar nosso objetivo”, declarou Karina Trois.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).