Nesta quinta-feira (12) ocorreu o primeiro dia do Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto. Os melhores esgrimistas do país entraram nas pistas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS). Eles entraram na disputa pelas últimas vagas para uma possível participação no Pré-Olímpico, em 2024. Assim, o dia inicial, com disputas individuais, coroou três campeões: Guilherme Toldo, no florete masculino, Clara Amaral, na espada feminino, e Enrico Pezzi, no sabre masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Florete masculino
Para Guilherme Toldo, campeão do florete masculino, que competiu pelo Grêmio Náutico União, o torneio serviu para afiar ainda mais seu jogo em pistas brasileiras. Toldo recebeu indicação técnica pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) por sua posição no ranking mundial. Dessa forma, tem ótimas chances de se qualificar diretamente para os Jogos de Paris, sem precisar disputar o Pré-Olímpico, além da possibilidade de classificação da equipe de florete. Recentemente, Toldo foi campeão italiano e europeu com o Frascati Scherma.
Na sua campanha pelo título brasileiro, Toldo, que iniciou a competição como quarto colocado no ranking brasileiro, passou em primeiro lugar na pule, se classificando diretamente para o quadro de 32, onde bateu seu companheiro de clube Henrique Camargo (15-2). Depois, bateu Guilherme Lobo, do Círculo Militar-SP (15-5). No quadro de 8, venceu Pedro Marostega, também do Grêmio Náutico União (15-2).
Após superar o então líder do ranking nacional Henrique Marques, do Pinheiros-SP, numa semifinal movimentada (15-8), Guilherme Toldo chegou à decisão. E ao derrotar o jovem Ricardo Pacheco, do Paulistano-SP, por 15-5, faturou mais uma medalha de ouro para sua coleção.
“É meu quinto título brasileiro, fico feliz com isso. No calendário da esgrima, estamos em início de temporada e começar assim é ótimo. Venci recentemente um campeonato de equipes pelo clube que defendo na Europa, é um início promissor. Essa competição em Porto Alegre me deu bons ensinamentos para os Jogos Pan-Americanos que vêm por aí”, disse o campeão.
Espada feminino
A modalidade de espada feminino desfruta de uma simetria com o florete masculino: a líder do ranking Nathalie Moellhausen, que não competiu em Porto Alegre. A atleta também recebeu indicação técnica da CBE, embora deva se classificar diretamente para os Jogos Olímpicos de Paris devido aos pontos que soma no ranking mundial. Sem a concorrência de Nathalie, a jovem Clara Amaral, do Pinheiros, foi a dona da festa na espada neste primeiro dia de Campeonato Brasileiro Interclubes.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A final da espada feminino reuniu duas jovens atletas que fizeram boas campanhas, Clara (19 anos) e Maria Paro (17), do Dourado Esgrima Club. Jogo de ótimo nível técnico, que no final teve a vitória da atleta do Pinheiros (15-10), faturando a medalha de ouro.
“Não estou acreditando! Treinei muito nestes últimos dois anos. Ainda sou juvenil e ganhar uma competição adulta é muito bom. Já tive alguns pódios no adulto, mas só esperava chegar ao quadro de 8. Mas fui toque por toque e tive frieza para ganhar jogos difíceis. Eu não esperava essa vitória”, disse Clara, emocionada.
Sabre masculino
Por fim, a única arma do primeiro dia de competição que não possuía atleta com indicação técnica concedida pela CBE e, por sua vez, visava a classificação pré-olímpica, era o sabre masculino. A disputa pela vaga tinha dois rivais: Henrique Garrigós, do Paulistano, defendia a liderança do ranking nacional; Bruno Pekelman, do Pinheiros, vice-líder, viraria o jogo em caso de título na capital gaúcha.
Acontece que Enrico Pezzi, terceiro colocado do ranking, triunfou por 15-10 no duelo entre com seu companheiro de clube, Pekelman, na semifinal. Já Fábio Salles, quarto do ranking, derrotou por 15-13 Garrigós, seu colega de Paulistano, e também garantiu vaga na decisão.
Cheios de moral por terem superado os favoritos, Enrico Pezzi e Fábio Salles se enfrentaram na final. E não faltou emoção no duelo decisivo, um clássico Pinheiros x Paulistano, disputado ponto a ponto. No fim, Pezzi levou a melhor, venceu (15-13) e chegou ao lugar mais alto do pódio.
“Meu objetivo era ganhar o campeonato. Quem sabe com essa vitória eu dê uma virada no ranking, mas é improvável. Já tinha vencido um Brasileiro aqui em Porto Alegre, então é um bicampeonato para mim”, afirmou Enrico Pezzi.
Pezzi, subiu 24 pontos, mas segue longe da liderança. O resultado, apesar de ser igual para Garrigós e Pekelman, foi um pouco melhor para o segundo em termos de pontuação, já que ele permanece com o mesmo número, enquanto Garrigós perde 24 do descarte do Brasileiro de 2022, quando foi campeão. Porém, a diferença agora passa a ser de 20 pontos, com o atleta do Paulistano seguindo na frente. Assim, Pekelman terá de fazer ao menos um bom resultado internacional até o final do ano para ainda sonhar com a vaga no Pré-Olímpico.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).