Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão para nas quartas no Torneio Satélite de Singapura

Brasileira venceu sete jogos e caiu nas quartas de final para honconguesa no Torneio Satélite de Singapura

Bia Bulcão em ação no Torneio Satélite de Singapura florete feminino (Washington Alves/COB)
(Foto: Washington Alves/COB)

A esgrimista brasileira Ana Beatriz Bulcão teve um bom desempenho neste domingo (10) e ficou perto de conquistar uma medalha no Torneio Satélite de Singapura de florete feminino. Bia venceu cinco jogos na poule e outro dois no mata-mata, mas perdeu nas quartas de final diante da honconguesa Cheng Hiu Wai Valerie, que viria a ser a campeã do torneio.

Número 61 do mundo, Bia Bulcão iniciou sua trajetória em Singapura com cinco vitórias e apenas uma derrota. Ela passou pela honconguesa Michalle Chan Hin Nam, pelas singapurianas Daniela Weng Yan Tang e Gianna Koh Shao Yuan, pela taiwanesa Wu Pei Chi e, por fim, pela filipina Martina Baccay. Sua derrota veio diante da tailandesa Chayanutphat Shinnakerdchoke, que venceu todos os seis duelos da fase inicial.

Com a campanha, Bia ficou em segundo lugar em sua chave e teve o quarto melhor desempenho entre todas as 47 atletas da competição. Dessa forma, ela ficou de bye na primeira rodada do mata-mata e estreou somente no quadro de 32. Por lá, bateu a marfinense Maxine Esteban por 15 a 8. Em seguida, superou a taiwanesa Ting Ju-Hsuan por 15 a 13. Já nas quartas, caiu diante de Cheng Hiu Wai Valerie por 15 a 7.

Não há disputa de terceiro lugar nos torneios do circuito de esgrima, ou seja, os eliminados na semifinal garantem a medalha de bronze. Portanto, Bia Bulcão ficou a uma nova vitória de garantir um lugar no pódio do Torneio Satélite de Singapura. Sua algoz, Cheng Valerie, ficou com o ouro, batendo a uzbeque Umida Ilyosova na final. A honconguesa Sophia Wu e a singapuriana Wong Maxine Jie Xin levaram o bronze.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Esgrima