O Torneio Nacional Cidade de São Paulo, penúltima etapa do circuito na temporada, chegou ao fim neste sábado (19). Dessa forma, definiu-se três campeões do dia nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP). Portanto, Henrique Marques venceu no florete masculino, Amanda Netto Simeão foi a vitoriosa espada feminino) e Henrique Garrigós triunfou no sabre masculino.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
No sabre masculino, cujo ranking nacional decide o representante do país no Pré-Olímpico, Garrigós retomou o primeiro posto. Assim, adiou a decisão da vaga para o Brasileiro, em Porto Alegre. Por outro lado, Amanda volta ao segundo lugar na espada e Marques dispara na frente no florete.
- STU: Kalani Konig se garante na final e conquista o título
- Pepê Gonçalves e Omira Estácia levam o BR de caiaque cross
- Brasil é vice após perder para a Argentina no Sul-Americano
- Grêmio conquista pela 5ª vez o campeonato gaúcho feminino
- Botas, de Damiris Dantas, perde para o líder da Liga Turca
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Florete masculino
A decisão do florete masculino foi entre atletas do mesmo clube: Henrique Marques e Paulo Morais, ambos do Pinheiros (SP). A final começou equilibrada, com Morais na frente. Porém, Marques reagiu e conseguiu virar o jogo. Em seguida, após uma grande reação de Paulo Morais, que tirou uma diferença de seis pontos e empatou, o desfecho veio somente por vídeo. A arbitragem delegou a favor de Henrique Marques. Com a vitória por 15-14, o líder do ranking na arma garantiu mais um título de campeão na temporada.
Espada feminino
Amanda Simeão, do Clube Curitibano (PR), terceira colocada no ranking, e Victoria Vizeu, do Paulistano (SP), vice-líder, se enfrentaram na final da espada. Amanda se impôs desde o início e abriu uma boa vantagem no placar. Após o jogo ser interrompido para atendimento médico a Victoria, Simeão seguiu em ritmo forte para vencer por 15-7 e conquistar a medalha de ouro.
“Vim determinada a vencer essa competição. A classificação para o Pan-Americano já estava encaminhada e essa foi uma boa preparação. Meu foco é a equipe. Queremos ganhar os Jogos Pan-Americanos por equipes”, disse Amanda.
Sabre masculino
Por fim, o sabre masculino foi a arma que fechou o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, sendo a única que valia disputa direta para o Pré-Olímpico. Não só Henrique Garrigós venceu, mas também tomou do rival a liderança do ranking. Foi para cima e não deu chances a Bruno Pekelman, do Pinheiros (SP), abrindo uma vantagem que o permitiu administrar o placar na reta final do combate. Desse modo, o atleta do Paulistano (SP) triunfou diante do adversário por 15-8. A vaga será decidida na última etapa da temporada, em Porto Alegre (RS).
“Foi bom demais. Depois de alguns meses sem uma conquista nacional, ganhar aqui me deixa muito feliz. Eu e o Bruno estamos sempre decidindo, fazendo grandes jogos e dessa vez me saí melhor”, comentou Garrigós.
Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).