8 5
Siga o OTD

Esgrima

Torneio Nacional e Troféu Brasil agitam corrida olímpica

As disputas na capital paulista começam nesta quinta-feira (17) e prometem ser decisivas para classificação aos Pré-Olímpicos de 2024

Alexandre Camargo após jogo no Torneio Nacional de Esgrima
Alexandre Camargo lidera o ranking nacional da espada (Foto: Rosele Sanchotene)

Começam duas competições importantes para a esgrima brasileira nesta quinta-feira (17). O Torneio Nacional Cidade de São Paulo e o Troféu Brasil de Equipes devem ser decisivos para o ranking nacional, válido para classificação aos Pré-Olímpicos de 2024. As disputas na capital paulista acontecem até o próximo domingo (20),  no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Penúltimo nacional da temporada, o Torneio Nacional Cidade de São Paulo é um momento importante para quem já quer garantir a primeira colocação de suas armas ou ainda brigar por uma chance de buscar a vaga em Paris. A etapa do Campeonato Brasileiro de esgrima se encerra em outubro, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Na espada, Alexandre Camargo lidera o ranking nacional com 480 pontos. O paranaense ainda não perdeu nenhum torneio na temporada e está na ponto com 166 pontos de diferença para o segundo, Richard Grunhauser. Dessa forma, uma nova vitória pode assegurar matematicamente a sua classificação ao Pré-Olímpico.

Por outro lado, a briga está mais acirrada em outras armas. Bruno Pekelman e Henrique Garrigós estão separados por quatro pontos no sabre masculino. No feminino, a distância entre Karina Trois e Pietra Chierighini é inferior a 50 pontos. Mesma coisa com Mariana Pistoia e Bia Bulcão no florete feminino. 

Vagas olímpicas

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. Dessa forma, a classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Em seguida, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo depois da classificação por equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para Paris.

Sobre as disputas

Ao todo, o Torneio Nacional Cidade de São Paulo contará com 256 atletas nas três armas, com disputas acontecendo na quinta e sábado. Já o Troféu Brasil de Equipes tem até o momento 47 times inscritos e as competições acontecem na sexta e no domingo. O canal da CBEsgrima TV no YouTube vai transmitir ao vivo os jogos.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBEsgrima)

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Esgrima