O Brasil teve um dia positivo nesta segunda-feira (24) no Campeonato Mundial de Esgrima. No torneio disputado em Milão, na Itália, três dos cinco brasileiros conquistaram vagas nas chaves principais. Principal nome do país no naipe masculino, Guilherme Toldo avançou de forma direta no florete, diferentemente de Pedro Marostega. No sabre feminino, Luana Pekelman também garantiu presença.
Guilherme Toldo não encontrou dificuldades no pule. O brasileiro fez uma campanha perfeita ao vencer todos os jogos da fase. Dessa forma, os triunfos renderam à ele a oitava melhor colocação geral da fase e a vaga direta no quadro 64.
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
- Estrela Vermelha perde e joga fora grande chance na Euroliga
- Brasil classifica mais seis para semifinais do Pan-Americano
- Aniversariante do dia, Donnians Oliveira vai às quartas em Palmas
- Pedro Sakamoto perde de chileno é eliminado em São Paulo
Assim como Toldo, Pedro Marostega também avançou no florete. Contudo, ao contrário do colega, ele venceu quatro das seis partidas. Desse modo, ele terminou em 54° lugar da fase e precisou disputar um mata-mata preliminar. Nele, passou pelo taiwanês Che-Hao Yueh e o canadense Patrick Liu para garantir a vaga na chave principal.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Destaque para Luana Pekelman. Ela venceu a grega Klairi Mpenou (5 a 3) e a singapurense Nicole Wee (5 a 1) pelo pule.Com isso, passou de bye no primeiro round da fase preliminar e, em seguida, eliminou Sabina Karimova, do Azerbaijão por 15 a 11 para garantir vaga na chave principal.
Jogos dos brasileiros
+Bia Bulcão avança para a chave principal do Mundial de Esgrima
Pelo quadro 64 do Campeonato Mundial de Esgrima, Toldo enfrenta o belga Stef de Greef, na quinta-feira (27), às 6h50 (horário de Brasília). Enquanto isso, no mesmo horário, Marostega pega o japonês Kyosuke Matsuyama, número 14 do mundo. Antes disso, às 5h45, Pekelman encara a grega Theodora Gkountoura, número 3 do ranking.
Outros resultados
Os outros brasileiros na prova se despediram nos quadros preliminares. Lorenzo Mion venceu três jogos na sua pule, mas caiu no primeiro quadro preliminar para o canadense Bogdan Hamilton, por apenas um toque: 14 a 15. Karina Trois fez boa pule, ganhando quatro dos seis combates. Não precisou disputar o primeiro quadro preliminar, mas caiu no segundo, para a georgiana Alexandra Kuvaeva, por 10 a 15. Paulo Morais, que também participaria da prova do florete, teve uma indisposição e não atuou.
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima