Depois de um primeiro dia em que o Brasil não teve atletas que seguiram para as etapas finais, Bia Bulcão teve um desempenho irretocável e conseguiu a classificação para a chave principal do florete feminino. A atleta ficou com uma das 16 melhores campanhas das pules e garantiu vaga diretamente, sem precisar jogar nos quadros preliminares.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Bia venceu cinco dos seis jogos disputados. Assim, a primeira vitória foi contra a indiana Joys Stalinraj (5 a 2). Depois, contra a croata Marcela Dajcic (5 a 2). Em seguida, a vítima foi a argelina Selma Lilia Benchekor (5 a 1), assim como a argentina Maria Ludmilia Terni (5 a 3) e a romena Emilia Corbucom (5 a 1). Seu único revés foi diante da húngara Flora Pasztor (3 a 5).
- Novo sacode da seleção masculina na Copa Pan-Americana
- Campeonato Brasileiro de Goalball conhece seus finalistas
- Raulzinho acerta retorno à Europa após um mês no Brasil
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Logo após a classificação, Bia comemorou o resultado: “Foi muito legal. Me preparei bastante para isso e fico feliz de ter cumprido esse primeiro objetivo. Agora é descansar, me recuperar e preparar para a fase final na quarta-feira (26)”, alertou. Ao lado dela estarão as 16 cabeças de chave do torneio, as outras 15 melhores atletas das pules e 32 adversárias que conquistaram vaga nos quadros preliminares. Portanto, seu primeiro desafio na quarta-feira, no quadro de 64, será contra a japonesa Karin Miyawaki, número 22 do mundo, às 3h30 (horário de Brasília).
Outros brasileiros no dia
Mariana Pistoia venceu quatro dos seis desafios disputados e passou na 30ª colocação direto do primeiro quadro preliminar. No entanto, caiu para a sul-coreana Sena Hong (15 a 7) e ficou fora da chave principal. Da mesma maneira, Giovana Bonetti passou em 77°, com duas vitórias na pule, e acabou eliminada no primeiro quadro preliminar, para a australiana Sophia Glasson, por 15 a 9.
Na espada, os esgrimistas brasileiros ficaram pelo caminho. Alexandre Camargo, líder do ranking nacional, caiu no último quadro preliminar. Ele ficou a uma vitória da vaga na chave principal do Mundial. Na pule, com três vitórias e duas derrotas, terminou com a 83ª melhor campanha e passou do primeiro quadro. Na etapa seguinte, vitória diante do austríaco Jan Schuhmann (15 a 12). No jogo da classificação para a chave principal, no entanto, Alexandre perdeu para o canadense Dylan French (15 a 11), número 50 do mundo.
Os outros três brasileiros da espada caíram em fases anteriores. Maurício Pellegrino foi o melhor do país na pule, em 67° lugar (quatro vitórias em seis jogos). Passou direto pelo primeiro quadro preliminar, mas o venezuelano Gabriel Lugo (4 a 14) o derrotou na fase seguinte. Fabrizio Lazzarotto caiu no primeiro quadro preliminar, perdeu para o saudita Khalifah Alomairi (13 a 15). Por fim, Leandro Seini saiu da competição na mesma fase, com a derrota para o indiano Shanthimol Rajendran (4 a 15).
Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).