Neste sábado (22) começou o Mundial de Esgrima, em Milão, no norte da Itália. Contudo, os brasileiros que competiram no sabre masculino e na espada feminina não seguiram para a chave principal do Campeonato. Bruno Pekelman e Victória Vizeu foram os que chegaram mais longe, caindo no último quadro preliminar.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
Sabre para os homens
Inicialmente, Bruno Pekelman participou da pule 13 do sabre, vencendo três dos seis jogos que disputou. Assim, as vitórias foram contra o saudita Ahmed Alqudihi (5 a 2), o português Tomas Branco (5 a 0) e o irlandês Michael Jacob (5 a 1). Ele caiu para o australiano Sean Andrews (4 a 5), o japonês Kento Yoshida (2 a 5) e o tunisiano Fares Ferjani (2 a 5). Dessa forma, seu desempenho o colocou como o 70° melhor atleta da primeira etapa do torneio. No primeiro quadro preliminar, ele eliminou o mesmo saudita que havia vencido na pule, Ahmed Alqudihi. Desta vez por 15 a 8. Porém, o brasileiro se despediu na sequência, após perder para o uzbeque Zuhriddin Kodirov: 11 a 15.
- Kalani Konig fecha STU com mais uma vitória
- Lucas Pinheiro tem problemas na Copa do Mundo de Slalom
- Brasileiro Sênior de Judô conhece seus primeiros campeões
- Brasil cai na estreia por equipes da Copa do Mundo de Túnis
- Ferrugem faz sete defesas e um gol na vitória do Torrelavega
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Ademais, o outro sabrista brasileiro que esteve na pista italiana foi Fábio Salles. Na pule, teve desempenho parecido a Pekelman, com três triunfos e três revés. Bateu o argentino Tomas Francisco Alitisz (5 a 3), o espanhol Andres Hernandez Caballero (5 a 1) e o indiano Krishna Shinde (5 a 1). Todavia foi superado pelo canadense Fares Arfa (3 a 5), pelo grego Panagiotis Kontoeidis (4 a 5) e pelo egípcio Medhat Moataz (1 a 5). Ele ficou com a 74ª colocação na pule. Na sequência, no primeiro quadro preliminar, foi derrotado pelo colombiano Mario Palacios, com 11 a 15 no placar.
Espada para as mulheres
Não só Pekelman e Salles, mas também três atletas no feminino representaram o Brasil neste primeiro dia de competições do Mundial. Dessa maneira, Victória Vizeu fez uma campanha de recuperação e chegou perto da chave principal. A princípio, sofreu e passou para o primeiro quadro preliminar na última vaga, em 132° lugar.
Na pule, ganhou apenas da australiana Courtney Buchanan (5 a 3). Acumulou derrotas para canadense Leonora Mackinnon (3 a 5), para a russa Iana Bekmurzova (4 a 5), para a croata Andrea Majdandzic (2 a 5) e para húngara Ezter Muhari (3 a 5). Depois, eliminou a georgiana Arina Korneeva por 15 a 13, passando para o segundo quadro preliminar. Caiu para a uzbeque Shakhzoda Egamberdieva, por apenas dois toques: 13 a 15.
As outras duas espadistas brasileiras que atuaram neste sábado tiveram desempenhos semelhantes entre si. Marcela Silva e Amanda Netto Simeão venceram três desafios na pule. Passaram, respectivamente, em 89° e 94° lugares. Por fim, Amanda caiu para a israelense Yana Botvinnik (9 a 10), enquanto Marcela foi eliminada pela tcheca Anna Coufalova (9 a 15), ambas no primeiro quadro preliminar.
O Brasil ainda tem uma representante na chave principal da espada, que compete na próxima terça-feira (25). Nathalie Moellhausen estreia contra a suíça Angela Krieger, às 4h45 (horário de Brasília), pelo quadro de 64. Amanhã será a vez da espada masculino e do florete feminino.
Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).