8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane Guissone fica em 10º na Copa do Mundo de Varsóvia

Jovane Guissone e Rayssa Veras alcançaram as oitavas de final da etapa da Polônia da Copa do Mundo de paraesgrima

Jovane Guissone sentado aponta arma para adversário na Copa do Mundo de Szabla de paraesgrima
(Foto: Ale Cabral/CPB)

Neste sábado (8), sete brasileiros entraram em ação na etapa de Varsóvia, na Polônia, da Copa do Mundo de paraesgrima, com os homens competindo no florete e as mulheres na espada. O melhor resultado do dia veio com o campeão paralímpico Jovane Guissone que terminou em 10º lugar na categoria B do florete após alcançar as oitavas de final da competição. Entre as mulheres, Rayssa Veras também alcançou a semifinal na espada A, terminando na 16ª colocação no geral.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Cabeça de chave número 3 do torneio, Jovane Guissone entrou direto na chave eliminatória. No quadro de 32, ele derrotou o estadunidense Josh Russell por 15 a 4. Em seguida, Jovane disputou as oitavas de final, onde foi superado em 15 a 5 pelo chinês Qin Benjun que acabou terminando com a medalha de bronze no florete B. Na mesma prova, o Brasil também contou com Vanderson Luis Chaves, que terminou na 17ª colocação no geral. Vanderson foi bem na poule, com cinco vitórias em seis confrontos. Mas no seu primeiro confronto eliminatório, o atleta perdeu para Visit Kingmanaw, da Tailândia, por 15 a 2.
+ Camilla Gomes conquista o bronze na Copa do Mundo de trampolim
+ Bia Haddad Maia avança às oitavas de final em Wimbledon
+ Brasil derrota México no Mundial Sub-21 de vôlei masculino

+ Duda/Ana Patrícia e André/George brigam por medalha em Gstaad
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Também no florete masculino, mas na categoria A, o Brasil teve outros dois atletas competindo. Lenilson de Oliveira caiu no quadro de 64 para o sul-coreano Sim Jae Hoon por 15 a 2. Kevin Damasceno parou na mesma fase, após derrota por 15 a 4 para o chinês Cheng Yang.

Espada feminina

Na espada feminina, o melhor resultado veio na categoria A, com Rayssa Veras parando nas oitavas de final. Na poule, a brasileira teve três vitórias em seis confrontos, avançando para o quadro de 32. No primeiro confronto eliminatório, Rayssa ganhou um duelo acirrado contra a húngara Zsuzanna Krajnyak: 15 a 13. Mas nas oitavas de final, ela foi superada pela espanhola Jud Rodriguez por 15 a 8. Carminha Oliveira também competiu na espada A, mas parou no quadro de 32 diante de Yu Chui Yee, de Hong Kong: 15 a 10.

Por fim, encerrando o dia, o Brasil ainda teve Mônica Santos disputando a espada B. Ela não conseguiu repetir o bom desempenho que teve no florete, e terminou em 30º lugar na classificação geral. Mônica venceu apenas dois dos seis duelos da poule e parou no quadro de 32, após derrota por 15 a 5 para a japonesa Sakurai Anri.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Paralimpíada Todo Dia