Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Jovane cai nas oitavas da espada na Copa do Mundo de Varsóvia

Vice-líder do ranking mundial, medalhista paralímpico perdeu nas oitavas da espada categoria B em Varsóvia

Jovane Guissone paraesgrima Copa do Mundo EUA sabre esgrima em cadeira de rodas
(Foto: Takuma Matsushita/CPB/arquivo)

O medalhista paralímpico Jovane Guissone foi o melhor brasileiro no primeiro dia de disputas na etapa de Varsóvia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, nesta quinta-feira (06), na Polônia. Ele competiu na espada categoria B e chegou até as oitavas de final. Vanderson Luis venceu um jogo no mata-mata, enquanto todos os outros cinco brasileiros caíram com derrotas na estreia das disputas eliminatórias.

Vice-líder do ranking mundial da espada categoria B, Jovane Guissone estreou de forma direta na segunda rodada do mata-mata. Ele enfrentou o italiano Michele Massa e saiu vencedor em 15 a 9. Em seguida, acabou derrotado pelo chinês Hu Daoliang por 15 a 13. Dessa forma, Jovane, que foi medalhista paralímpico em Londres-2012 e em Tóquio-2020, ficou em nono lugar na classificação geral.

Também na espada B, Vanderson Luis Chaves chegou a vencer um jogo no mata-mata, diante do indiano Sunil Phogat, mas caiu na sequência para o britânico Dimitri Coutya, número 1 do mundo. Ainda entre os homens, Kevin Damasceno e Lenilson Oliveira perderam na primeira rodada do mata-mata na espada categoria A. Kevin perdeu para o japonês Naoki Yasu por 15 a 11, enquanto Lenilson caiu diante do polonês Norbert Calka, por 15 a 5.

Entre as mulheres, Monica Santos ganhou dois jogos na poule e caiu no quadro de 16, perdendo para a grega Kalliopi Loufaki, no sabre categoria A. Na mesma arma, mas na categoria B, Rayssa Veras e Carminha Oliveira também caíram na estreia do mata-mata. Rayssa havia vencido três jogos nas poules, enquanto Carminha, dois.

A etapa de Varsóvia da Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas segue até o domingo (09).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia