8 5
Siga o OTD

Esgrima

Circuito Jovem conhece os primeiros campeões na etapa de BH

Pinheiros brilha com Isabela Carvalho e Paulo Morais, vencedores do sabre feminino e do florete masculino, respectivamente

Paulo Morais vibra com a conquista no sub-20 (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)
(Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

A esgrima tomou conta de Belo Horizonte, capital mineira, nesta quinta-feira (25), quando tiveram início, nas pistas do CEFET, as disputas da 5ª Etapa do Circuito Jovem e da 2ª Etapa do Circuito de Veteranos. E não faltou emoção para o público que prestigiou o primeiro dia de competição, com emocionantes duelos de alto nível técnico.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

No Circuito Jovem, dois títulos foram conquistados por atletas do Pinheiros-SP, ambos na categoria Sub-20: Isabela Carvalho, no sabre feminino, e Paulo Morais, no florete masculino. Entre os Veteranos, na espada masculina, venceram Luciano Souza (Círculo Militar-PR), tanto na V40 quanto na V50, e Giacomo Guarnera (Pinheiros), na V60.

Sabre feminino sub-20

O primeiro título da 5ª Etapa do Circuito Jovem foi conquistado no sabre feminino sub-20, por Isabela Carvalho. O ouro veio com uma vitória de 15-3 sobre Stella Santos, atleta do Paulistano, numa final em que abriu grande vantagem no início e soube conduzir sem sustos.

A trajetória de Isabela, terceira colocada do ranking nacional, foi menos árdua devido à ausência da líder Pietra Chierighini (que não participou) e de uma lesão no tornozelo que afetou o desempenho de Luana Pekelman, vice-líder. 

“Estou muito feliz, A final não foi fácil, apesar do placar, pois a Stella jogou muito bem. Usei a estratégia correta. Pena que a Luana não estava em suas melhores condições e a Pietra não pôde participar. Mas valeu”, disse Isabella.

Florete masculino sub-20

Por outro lado, no florete masculino sub-20, a decisão reuniu o líder do ranking, Paulo Morais, do Pinheiros e o terceiro colocado, Ricardo Pacheco, do Paulistano. Os dois clubes paulistas – rivais tradicionais na esgrima brasileira – foram mais uma vez protagonistas na final, a exemplo do que ocorreu no sabre feminino.

O duelo decisivo foi bastante equilibrado desde o início, com os adversários adotando postura cautelosa. Pacheco tomou a dianteira no placar; contudo, na reta final, Morais reagiu: conseguiu uma virada sensacional, fechou em 15-12 e faturou o ouro, confirmando seu favoritismo.

“Foi um combate muito acirrado. Jogo com o Ricardo há muitos anos, é sempre assim. O importante foi me manter calmo, focado. Deu tudo certo. O nível da competição estava muito forte”, declarou o campeão.   

Veteranos

Na categoria V60 da espada masculino, o Pinheiros também garantiu medalha de ouro, com Giacomo Guarnera. O ítalo-brasileiro derrotou Robinson Oliveira, da Academia Mestre Kato-PR, na final pelo placar de 10-4.

“Na verdade, eu não estava com expectativa de um grande resultado, mas deu tudo certo. Os veteranos estão com uma boa preparação, vamos ver se eu consigo ter sucesso nas outras categorias que eu disputar”, revelou Giácomo.  

Na V50, Giacomo Guarnera também disputou a decisão, desta vez com Luciano Souza, do Círculo Militar-PR. Melhor ranqueado nesta categoria e onze anos mais novo que o adversário, Luciano venceu por 10-7 e faturou o título.

“Eu e Giacomo sempre nos encontramos, pois ele disputa várias categorias, tem um vigor incrível! Estou feliz, dedico a meus alunos lá no Paraná, que eles possam ver que esgrima não tem idade”, declarou Luciano.

Por fim, fechando o dia de competição, Luciano Souza e Giacomo Guarnera decidiram também o título da categoria V40.  Um duelo de campeões, disputado ponto a ponto na pista. No fim, Luciano voltou a vencer, desta vez por 15-13, e conquistou sua segunda medalha de ouro do dia: “Estava cansado pela disputa anterior, mas consegui vencer mais uma vez o Giacomo. Fico muito feliz”.

Torneio Nacional

Além disso, nesta sexta-feira (26), também nas pistas do CEFET, começa o Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte, que reúne os principais atletas do país e vale pontos no ranking visando o torneio pré-olímpico. As primeiras disputas serão da espada feminino e do florete masculino. Do mesmo modo, também haverá os duelos de Veteranos 1 e 2 e Pré-Veteranos do sabre feminino.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima