Depois de Alexandre Camargo, que teve desempenho irretocável na competição masculina do Grand Prix de Espada, foi a vez de Victoria Vizeu brilhar entre as mulheres. Neste sábado (6), em Cali, na Colômbia, ela também fez grande campanha nas pules e obteve a vaga antecipada para a chave principal, onde se encontram os 64 postulantes ao título em cada naipe, ao lado de Natalie Moellhausen (nona do ranking mundial, classificada diretamente). Camargo será o representante do Brasil entre os homens.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O desempenho de Victoria é ainda mais relevante pois ela estava na pule 1, ao lado de Erika Kirpu, da Estônia. A esgrimista europeia é a número 18 do ranking e a atleta de melhor classificação entre as participantes desta fase. O torneio tem a participação de 16 das 17 primeiras da lista, todas pré-classificadas para a chave principal. Além disso, outras duas atletas desta pule estão no Top 100 da arma.
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
Campanha de Victoria
Primeiramente, a brasileira impôs uma dura derrota para a estoniana: 5 a 1. Logo depois, ela venceu também a venezuelana Maria Martinez (5 a 3), a colombiana Isabella Malagon Campos (5 a 0), a suíça Jasmin Buech (5 a 4), a costa-ricense Daniela Jurado Salazar (5 a 3) e a honconguesa Lin Yik Hei Coco (5 a 4). Com isso, Victoria Vizeu ficou em sétimo lugar na classificação geral da fase inicial, pulando os quadro preliminares.
“Foi muito legal, eu estava bastante tranquila e focada. Consegui fazer as coisas que eu tinha em mente, com confiança, e deu tudo certo”, disse a atleta, após obter um grande resultado na primeira competição válida para o ranking olímpico de Paris 2024.
As outras duas brasileiras na disputa, Maria Rita de Camargo e Renata Zettermann, caíram nas pules. Os adversários e horários dos jogos de Victoria e Nathalie neste domingo ainda não foram definidos pela Federação Internacional de Esgrima. No quadro de 64 masculino, Alexandre Camargo vai enfrentar o sul-coreano Ma Segeon, às 11h20 (horário de Brasília).
*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima